Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Oficina de Introdução à Grafia Química Braille

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 11h32 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 12h44 | Acessos: 1449

Público: Professores e graduandos de Ciências, Biologia ou Química; Transcritores Braille.

Ementa: Histórico do Sistema Braille no Brasil e a origem da Grafia Química Braille. Simbologia e escrita em Braille dos elementos químicos, moléculas, reações, íons, ligações químicas e cadeias de carbono. Reações químicas no software Braille Fácil.

Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos básicos de como escrever e ler reações químicas em Braille.

Atenção: O Programa Braille Fácil tem limitações que não permitem o uso de programas de acessibilidade com a eficiência necessária para a realização das tarefas propostas nesta oficina.

Carga horária total: 16 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 15

Período da oficina: de 26 e 27/10/2020.

Horário: de 8 às 16:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 24/08 a 27/09/2020.

Documentos obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de curso nas áreas de Ciências, Biologia ou Química ou declaração da Instituição de que é aluno regularmente matriculado em curso destas áreas ou certificado de curso de Transcrição Braille.
• Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência integral. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professor: Aires da Conceição Silva.

Breve currículo:
Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2007), Mestre (2010) e Doutor (2013) em Ciências, em Química, pela mesma instituição, professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/Química do Departamento Técnico Especializado (DTE), lotado na Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME), atuando também como professor no Departamento de Educação (DED), ambos do Instituto Benjamin Constant. Líder do grupo de pesquisas “Conhecimentos Científicos ao Alcance das Mãos”, atuando principalmente na produção de material especializado na área de ensino de Química.
Link do currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744475E7

Programa:
1. Breve histórico do Sistema Braille.
2. Grafia Química Braille.
• Representação dos elementos químicos e substâncias.
• Número atômico e número de massa.
• Reações químicas.
• Cátions e Ânions.
• Distribuição eletrônica em subcamadas e camadas.
• Ligações químicas.
• Química orgânica (cadeias abertas e fechadas).
3. Representação de reações químicas no Braille Fácil.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Química Braille para uso no Brasil, 3ª edição. Ministério da Educação. Brasília, 2017.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.

Fim do conteúdo da página