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Oficina de Geografia

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Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 14h58 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h39 | Acessos: 1423

Público: Professores ou graduandos de Geografia; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou na área da deficiência visual.

Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de Geografia para alunos com deficiência visual.

Objetivos: Demonstrar metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual. Mostrar os recursos pedagógicos utilizados pelos alunos com deficiência visual. Identificar as formas de representação para indivíduos com deficiência visual.

Carga horária total: 8 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 20

Período da oficina: 05/05/2020.

Horário: de 8 às 15:50 horas.

Período de pré-inscrição: de 02/03 a 05/04/2020.
 
Documentos obrigatórios: 
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou de licenciatura em Geografia ou Declaração de matrícula no curso de graduação em Pedagogia ou licenciatura em Geografia emitida pela instituição de ensino ou Declaração da escola de que atua no primeiro segmento do ensino fundamental, no AEE ou em SRM. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
• Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência integral. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professores: Fernando da Costa Ferreira e Robson Lopes de Freitas Junior.

Breve currículo: 
Robson Lopes de Freitas Junior - Doutor em Geografia (UERJ), mestre em Geomática (UERJ), especialista em Gestão Ambiental (UFRJ) e graduado em Geografia (UFF). Possui experiência na área de cartografia, geotecnologias e ensino de Geografia. Atualmente é professor do Instituto Benjamin Constant com destaque para a docência de Geografia para alunos com deficiência visual, produção de material didático e elaboração de mapas táteis. Também presta consultoria no DPME-IBC (Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado) na produção de mapas táteis.

Fernando da Costa Ferreira – Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1997); graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1995); pós-graduação em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro, pela UERJ (2003); mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Geografia pela UERJ (2017). Atua como professor do Instituto Benjamin Constant e membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Adaptação (GEPA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação Especial, Geografia Urbana e Geografia dos Esportes.

Programa:
1. Motivações para ensinar Geografia.
• O que é Geografia?
• Por que ensinar e aprender Geografia?
• Curiosidade no ensino de Geografia.

2. Representações do espaço para cegos e videntes.
• Maquetes.
• Mapas táteis.
• Materiais táteis.

3. Geografia – práticas e o cotidiano do ensino de Geografia para pessoas com deficiência visual
• O código Braille.
• A cartografia tátil e texturizada.
• Braille Fácil e introdução ao Monet.
• Adaptação e produção de materiais táteis e texturizados.
• Introdução a audiodescrição.
• Prática de ensino em Geografia para pessoas com deficiência visual.

Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: não há.

Bibliografia:

ALMEIDA, Rosângela Doin de. O espaço geográfico: ensino e representação. ED. Contexto. 2008.
ANTUNES, Celso; SELBACH, Simone. Geografia e Didática. Ed. Vozes. 2010.
CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes – São Paulo: Contexto, 2007.
CARLOS, Ana Fani Alessandro. A Geografia na Sala de Aula. 8º ed. 3º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
CASTROGIOVANNI, A.C.; CALLAI, H. C. Ensino de Geografia – práticas e textualizações do cotidiano. Ed. Mediação. 2002.
GUIMARÃES, Márcia Noêmia. Os diferentes tempos e espaços do homem: atividades de geografia e história para o ensino fundamental. Ed. Cortez. 2006.
LESANN, Janine. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte, MG: Ed. Fino Traço. 2011.
NOGUEIRA, Ruth E. Motivações Hodiernas para Ensinar Geografia – representações do espaço para visuais e invisuais. Florianópolis. 2009.
SAMPAIO, Adriany de Ávila; SAMPAIO, Antonio Carlos Freire. Ler o mundo com as mãos e Ouvir com os olhos. Reflexões sobre o Ensino de Geografia em tempos de inclusão. Uberaba, 2011.
SILVA, Léa Stahlshmidt P. LOPES, Jader, Janer Moreira. Diálogos de pesquisa sobre crianças e infâncias. Niterói: Editora da UFF, 2010.
VENTORINI, Silvia Helena. A experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual. São Paulo, SP. Martins Fontes. 2005.

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