Edição 32 - Dezembro de 2005
Links relacionados:
CAPA: Página inicial capturada do Site do Instituto em 07/12/2005. Autor: Claudio Vilardo
SEÇÕES:
ENTREVISTA: Joana Belarmino de Sousa
EXPEDIENTE
PALAVRA FINAL: Maria da Glória de Souza Almeida
ARTIGOS:
Um Laboratório de Educação a Distância Para Pessoas com Necessidades Especiais (IBC-LED)
Autores: Fátima Maria Azeredo Melca e Gerson Fonseca Ferreira
Resumo: A sociedade brasileira é formada por grupos étnica e culturalmente diversos, com desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais, e os determinantes de classe social, raça e gênero atuando de modo marcante. Estudos têm mostrado que, dentre os excluídos, há uma parcela significativa da sociedade constituída por pessoas com necessidades especiais. O sistema educacional brasileiro preconiza uma educação para todos, uma escola heterogênea, pluralista e acolhedora a todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. Acredita-se que projetos de Educação a Distância, associados às Tecnologias de Informação e Comunicação, possam oferecer relevantes contribuições à educação nacional. O IBC-LED propicia um ambiente virtual de aprendizagem, que possibilita a inclusão de pessoas com necessidades especiais, a formação, o aperfeiçoamento e a atualização de estudantes e profissionais, com ênfase na área da deficiência visual.
Palavras-chave: Acessibilidade - Educação a Distância - Educação Especial - Inclusão Social - Laboratório de Educação a Distância - Tecnologias de Informação e Comunicação.
Sobre a Cegueira, a Deficiência e a Escravidão: o Caso Africano
Autores: João Vicente Ganzarolli de Oliveira
Resumo: Tudo leva a crer que existe uma relação direta entre o estigma da deficiência e o da escravidão no continente africano. Não é à toa que se costuma dizer que a escravidão tem a idade da África. Apoiando-se na experiência que tive em solo africano e numa bibliografia tão confiável quanto possível, este artigo tenta esclarecer algumas implicações daquela relação mencionada.
Viagem ao Universo da Criança Deficiente Visual: Uma Página em Construção
Autor: Flavia Daniela dos Santos
Resumo: O presente trabalho pretende oferecer subsídios para que o leitor realize uma viagem ao universo da criança deficiente visual (cega ou com baixa visão).
Palavras-chave: universo infantil, criança, deficiência visual.
Redes Sociais