Edição 31 - Agosto de 2005
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CAPA: Arte sobre as capas da Benjamin Constant, números 01 a 30. Autor: Claudio Vilardo
SEÇÕES:
PALAVRA FINAL: Antônio Menescal
PERFIL: Paulo Felicíssimo Ferreira
RELATO - Grupo Psicoterápico e de Convivência
ARTIGOS:
Autores: Ida Mara Freire
Resumo: Quem define o que é cegueira? O texto busca a compreensão da cegueira confrontando as definições e narrativas apresentadas na literatura especializada e no cotidiano. Tenta decifrar a relação entre a cegueira e o mito sobre a túnica de Néssus, primeiro revelando a cegueira como um dos modos possíveis de perceber o mundo e, então, que tanto sua definição quanto sua experiência são indissociáveis da presença do outro em minha corporeidade.
A Influência do Judô Na Diminuição da Ansiedade de Adolescentes Cegos
Autores: Carmelino Souza Vieira
Resumo: Partindo-se da hipótese de que o judô contribui para diminuir algumas defasagens de ordem física, social e afetiva relacionadas com a vida do deficiente visual, este artigo apresenta o resultado de um estudo realizado com 21 alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC), cujos achados confirmam a importância da intervenção do judô naquela clientela, como fator determinante na diminuição de estados de ansiedade, do medo, na melhoria da postura, do equilíbrio, da flexibilidade, da coordenação motora, da condição física e da auto-organização. Para tal, foram realizadas observações participantes do cotidiano escolar e, aplicados testes, cujos resultados mostram os benefícios trazidos para os sujeitos que participaram do estudo.
Palavras-chave: educação, judô, cego e ansiedade.
A construção do Sujeito pelo Outro: notas sobre a linguagem, o discurso e a palavra na cegueira
Autor: Armando Barros, Michelle Ramos e Nicole Caputo
Resumo: O artigo aborda a construção do sujeito mediado pelas linguagens. Propõe a necessidade de que os profissionais de ensino, que atuam com crianças cegas ou de baixa visão, se fundamentem na teoria de Vygotsky. Viver as experiências sensoriais que as palavras nominam, para que a inclusão se realize, primeiro pelo significado delas e, depois, no sentido dos discursos. Os autores apresentam o texto em três movimentos: em torno da linguagem e do pensamento; linguagens verbal e não-verbal; e novos conteúdos na formação dos pedagogos.
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