Edição 25 - Agosto de 2003
Links relacionados:
CAPA: Mapa da América do Sul idealizado por Montagna afixado no educandário do IBC (2,53m x 3,67m). FOTO: Moabe Dantas da Costa
SEÇÕES:
ENTREVISTA: Instituto São Rafael
ARTIGOS:
Relação Professor-Aluno: Espaço de Edificação do Homem
Autor: Sonia Maria Dutra de Araújo
Resumo: O trabalho resgata um tema que vem sendo negligenciado no âmbito educacional: a relação dialógica na prática pedagógica. Procurou-se em Martins Buber, Gadotti, Gusdorf, Cunha, Saviani, Fernandes e Berger & Luckman um suporte teórico que permitisse tecer considerações sobre os obstáculos de uma prática pedagógica transformadora, as soluções possíveis e o espaço da relação como espaço de conhecimento. As salas de aula do Instituto Benjamin Constant motivaram esta abordagem que suscita uma reflexão de todos que se envolvem com a prática docente.
Educação Infantil - Referencial Curricular Nacional: das Possibilidades às Necessidades
Autor: Marilda Bruno & Úrsula Heymeyer
Resumo: Este artigo focaliza as possibilidades e necessidades educacionais especiais de crianças com deficiências na educação infantil. Discute alguns aspectos da política nacional, diretrizes e projeto pedagógico para inclusão de crianças com necessidades especiais em creches e pré-escolas. Tem por objetivo analisar e refletir o currículo, as adaptações e a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva.
Palavras-Chave: inclusão, educação infantil, projeto político-pedagógico e necessidades educacionais especiais.
Autor: Paula Marcia Barbosa
Resumo: Baseado nas preocupações com o ensino de Geometria para alunos cegos e de visão subnormal, o trabalho mostra a importância deste estudo e indica uma metodologia para auxiliar o processo de aprendizagem destes alunos.
ATENÇÃO:
Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.
Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.
Redes Sociais