Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revistas > Edição 25 - Agosto de 2003
Início do conteúdo da página

Edição 25 - Agosto de 2003

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 08h46 | Última atualização em Quarta, 21 de Abril de 2021, 17h14 | Acessos: 3842

Links relacionados:

Nossos Meios RBC RevAgo2003 RBC25

CAPA: Mapa da América do Sul idealizado por Montagna afixado no educandário do IBC (2,53m x 3,67m). FOTO: Moabe Dantas da Costa

SEÇÕES:

AGENDA

EDITORIAL

ENTREVISTA: Instituto São Rafael

EXPEDIENTE

INFORME

LEITURA

PERFIL: Mauro Montagna

RELATO

SAIU NA IMPRENSA

ARTIGOS:

Relação Professor-Aluno: Espaço de Edificação do Homem

Autor: Sonia Maria Dutra de Araújo

Resumo: O trabalho resgata um tema que vem sendo negligenciado no âmbito educacional: a relação dialógica na prática pedagógica. Procurou-se em Martins Buber, Gadotti, Gusdorf, Cunha, Saviani, Fernandes e Berger & Luckman um suporte teórico que permitisse tecer considerações sobre os obstáculos de uma prática pedagógica transformadora, as soluções possíveis e o espaço da relação como espaço de conhecimento. As salas de aula do Instituto Benjamin Constant motivaram esta abordagem que suscita uma reflexão de todos que se envolvem com a prática docente.

Educação Infantil - Referencial Curricular Nacional: das Possibilidades às Necessidades

Autor: Marilda Bruno & Úrsula Heymeyer

Resumo: Este artigo focaliza as possibilidades e necessidades educacionais especiais de crianças com deficiências na educação infantil. Discute alguns aspectos da política nacional, diretrizes e projeto pedagógico para inclusão de crianças com necessidades especiais em creches e pré-escolas. Tem por objetivo analisar e refletir o currículo, as adaptações e a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva.

Palavras-Chave: inclusão, educação infantil, projeto político-pedagógico e necessidades educacionais especiais.

O Estudo da Geometria

Autor: Paula Marcia Barbosa

Resumo: Baseado nas preocupações com o ensino de Geometria para alunos cegos e de visão subnormal, o trabalho mostra a importância deste estudo e indica uma metodologia para auxiliar o processo de aprendizagem destes alunos.

ATENÇÃO:

Informações e Sugestões

Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.

Recadastramento

Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.

Fim do conteúdo da página