Edição 24 - Abril de 2003
Links relacionados:
CAPA: José Álvares de Azevedo. Foto: Sociedade Pró-Livro Espírita em Braille - SPLEB. Designer: Moabe Dantas da Costa
SEÇÕES:
ARTIGOS:
Alfabetização de Adultos Portadores de Deficiência Visual
Autor: Cristiane das Graças Leite
Resumo: A alfabetização de uma pessoa adulta, portadora de deficiência visual, vem acompanhada de diversas dificuldades, as quais devem ser enfrentadas e superadas por alfabetizandos e alfabetizadores. A partir da realidade em que a prática se desenvolve, analisamos o processo de alfabetização, algumas metodologias que podem ser aplicadas, a utilização do Sistema Braille durante esse processo e as contribuições da alfabetização na vida dos sujeitos portadores de deficiência visual.
Representações Sociais e Educação Especial: Sentidos, Identidade, Silenciamentos
Autor: Sandra Maria Castiel Fernandes
Resumo: Este artigo consiste em uma breve reflexão sobre a teoria das Representações Sociais, proposta pelo psicólogo francês Serge Moscovici, em 1961, e a expansão do campo de aplicação dessa produção teórica. Na modalidade “Educação Especial”, enfatizamos alguns aspectos que envolvem sentidos, identidades e silenciamentos.
Acessibilidade: As Pessoas Cegas no Itinerário da Cidadania
Autores: Elizabet Dias de Sá
Resumo: O presente trabalho destina-se, especialmente, aos leitores que podem ler e enxergar com os próprios olhos e, talvez, desconheçam ou mistifiquem a experiência não-visual. Foi elaborado com a intenção de ampliar as informações sobre o tema da acessibilidade, a partir de um referencial particular, o da realidade vivida por pessoas cegas ou com baixa visão.
ATENÇÃO:
Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.
Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.
Redes Sociais