Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revistas > Edição 23 - Dezembro de 2002
Início do conteúdo da página

Edição 23 - Dezembro de 2002

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 08h33 | Última atualização em Quarta, 21 de Abril de 2021, 16h48 | Acessos: 4082

Links relacionados:

Nossos Meios RBC RevDez2002 RBC23

CAPA: Parque aquático do Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), em Uberaba-MG. Foto: arquivo ICBC

SEÇÕES:

AGENDA

EDITORIAL

ENTREVISTA

EXPEDIENTE

INFORME

LEITURA

PALAVRA FINAL

PERFIL

SAIU NA IMPRENSA

ARTIGOS:

A importância dos pais na educação segundo a percepção de universitários deficientes visuais

Autor: Mário Lúcio de Lima Nogueira

Resumo: O presente trabalho é parte do resultado de uma pesquisa que entrevistou portadores de necessidades educacionais especiais que, apesar de todas as adversidades, lograram alcançar êxito no processo educacional chegando ao nível superior, buscando, através de suas falas, identificar possíveis formas de melhorar a formação dos professores da rede regular de ensino no que diz respeito à avaliação, análise, crítica e acompanhamento da situação ensino-aprendizagem destes alunos especiais em suas salas de aula, atendendo às suas especificidades e tornando possível a construção efetiva de uma educação inclusiva.

A importância da prática de atividades físicas na promoção da saúde ocular das pessoas idosas

Autor: Soyane Vargas

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da prática de atividades físicas para a promoção da saúde e sua influência indireta na prevenção de alguns problemas, que afetam a visão na velhice. Para isto, será demonstrada a evolução do conceito de saúde, ressaltando a importância das atividades físicas – possibilidades e limites – para a promoção da saúde, no que diz respeito ao processo do envelhecimento humano. Especialmente em relação às pessoas idosas portadoras de deficiência visual, adquirida nessa etapa de vida como conseqüência de algumas doenças crônico-degenerativas.

Palavras-chave: pessoas idosas, promoção da saúde, atividades físicas, deficiência visual.

A investigação em “educação em ciência” no contexto da “educação especial”: Algumas considerações sobre as dificuldades da pesquisa bibliográfica

Autores: Luciano Gonsalves Costa & Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo: No trabalho são apontados alguns dos obstáculos enfrentados no desenvolvimento do projeto “O Ensino de Física para Portadores de Deficiência Visual”. Em particular, são analisadas as dificuldades encontradas no que se refere à pesquisa bibliográfica sobre a temática “Educação em Ciência na Educação Especial”, e a sua importância para o prosseguimento de investigações dessa natureza. Num sentido instrumentalista, diante da escassez deste tipo de informação, são divulgados os resultados de um levantamento bibliográfico recentemente realizado a fim de contribuir para o desenvolvimento de outras pesquisas.

Palavras-chave: Educação em Ciência, Ensino de Física, Educação Especial, Cegueira.

Linguagem e corpo na deficiência visual

Autor: Anamaria Attié Figueira

Resumo: Com apoio em alguns autores, introduziremos alguns elementos da temática do corpo como forma de expressão para o deficiente visual.

ATENÇÃO:

Informações e Sugestões

Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.

Recadastramento

Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.

Fim do conteúdo da página