Edição 21 - Abril de 2002
Links relacionados:
CAPA: Camila, aluna da Estimulação Precoce, de 3 anos, na cama elástica. (Foto: Ana Paula Pimentel)
SEÇÕES:
ARTIGOS:
Dança e Movimento: Um significado para a pessoa portadora de deficiência visual
Autor: Andréa Feller Golin
Resumo: Este artigo apresenta o relato do desenvolvimento de uma aula de dança realizada na ACIC – Associação Catarinense de Integração do Cego. Estas aulas são baseadas em referenciais teóricos da dança, que auxiliam no encaminhamento e preparação das atividades. Além disso, o texto apresenta qual o significado que a dança tem para os alunos portadores de deficiência visual, uma vez que a dança proporciona uma melhor consciência corporal, desenvolve a criatividade, e ainda contribui para sua inclusão na sociedade.
Estimulação Precoce - A contribuição da psicomotricidade na intervenção fisioterápica como prevenção de atrasos motores na criança cega congênita nos dois primeiros anos de vida
Autor: Maria Rita Campello Rodrigues
Resumo: Este estudo trata da importância da contribuição da Psicomotricidade na intervenção fisioterápica tendo como objetivo a prevenção de atrasos e alterações motoras como efeito secundário da cegueira, integrando os programas de Estimulação Precoce. Síntese da monografia da autora, apresentada para a conclusão do Curso de Especialização em Psicomotricidade da Universidade Cândido Mendes.
Eficiência e Alteridade
Autor: João Vicente Ganzarolli de Oliveira
Resumo: A deficiência física ou mental afeta o homem em sua essência? É o que este artigo procura responder, tomando por base referências históricas e culturais.
ATENÇÃO:
Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.
Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.
Redes Sociais