Edição 19 - Agosto de 2001
Links relacionados:
CAPA: Evgen Bavcar em visita ao IBC. (Foto: Ana Paula Pimentel)
SEÇÕES:
ARTIGOS:
Educação Sexual dos Excluídos: Dádiva ou Dívida?
Autor: Renato José de Oliveira
Resumo: Este artigo discute dois modos diferentes de se compreender a educação inclusiva. O primeiro, defendido por Comênio e por alguns pedagogos cristãos do século XVII, concebe a educação como dádiva para os excluídos. O outro considera a exclusão educacional como dívida que o homem ocidental deve saldar se deseja construir um mundo cuja humanização requer, para o seu desenvolvimento, uma reciprocidade positiva e o emprego de práticas dialógicas.
Efeitos da Equoterapia para o Portador de Cegueira Adquirida - Um Estudo de Caso
Autor: Carlos Henrique Silva
Resumo: O texto apresenta os resultados preliminares da utilização da Equoterapia como recurso terapêutico, que proporciona benefícios psicológico e motor ao portador de cegueira adquirida.
A Relação Afetivo-Sexual de Pessoas Dotadas de Visão com Pessoas Cegas
Autor: Maria Alves de Toledo Bruns
Resumo: Nesta pesquisa, indagamos: No que consiste o relacionamento afetivo-sexual de pessoas dotadas de visão com as pessoas cegas? Esta questão remete-nos à busca da compreensão dos significados e das condições que possibilitam à pessoa dotada de visão relacionar-se sexualmente com a pessoa cega. As convergências e as divergências dos depoimentos foram submetidos à análise do processo dialético da redução fenomenológica, tendo como fio condutor a filosofia do diálogo de Martin Buber. Revisar os estigmas, os valores estéticos, a política de inclusão de deficientes contribui para estreitar os envolvimentos amorosos.
ATENÇÃO:
Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.
Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.
Redes Sociais