Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revistas > Edição 18 - Abril de 2001
Início do conteúdo da página

Edição 18 - Abril de 2001

Avaliação do Usuário: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 15h21 | Última atualização em Quarta, 21 de Abril de 2021, 16h53 | Acessos: 3522

Links relacionados:

Nossos Meios RBC RevAbr2001 RBC18

CAPA: Visão Panorâmica do Núcleo Rural de Reabilitação (foto: Ana Paula Pimentel)

SEÇÕES:

AGENDA

EDITORIAL

ENTREVISTA

EXPEDIENTE

INFORME

LEITURA

PALAVRA FINAL

RELATO

SAIU NA IMPRENSA

ARTIGOS:

Guiado por Cegos
Autor: João Vicente Ganzarolli de Oliveira

Resumo: Este artigo inspira-se na visita que o autor fez à Association Valentine Haüy, por ocasião de sua estada em Paris, durante o mês de setembro de 2000. O autor considera que todo processo de integração social da pessoa cega precisa partir de uma compreensão objetiva da cegueira.

Inclusão: A Educação da pessoa com necessidades educativas especiais - velhos e novos paradigmas
Autor: Hildemar Veríssimo

Resumo: O autor procura refletir sobre o tema inclusão na perspectiva da educação, alindo as construções teóricas, depoimentos de experiências vivenciadas por professores de diferentes regiões do Brasil.

Reações psicológicas à perda da visão
Autor: Maria Cristina de Castro Barczinski

Resumo: A autora faz estudo sobre reações psicológicas do indivíduo frente aos transtornos oculares e cegueira. Apresenta orientação para manejo do "setting" com estes pacientes no processo de reabilitação, e mostra material clínico referente à análise de dois pacientes. Conclui com proposta de prevenção e auxílio aos paciente nas situações de maiores dificuldades oftalmológicas.

O que os olhos não vêem, o coração não sente?
Autor: Leonor Chrisman de Macedo

Resumo: A oficina de teatro/expressão corporal do IHA tem como suporte para seus trabalhos os estudos sobre o desenvolvimento feitos por Vygotsky e pelos objetivos propostos no Núcleo Curricular Básico - Multieducação. A experiência positiva tem ajudado a minimizar as dúvidas quanto ao benefício da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas e classes regulares. E essa mesma experiência salienta a importância do desenvolvimento das possibilidades de conhecer e re-significar o mundo através das múltiplas relações.

ATENÇÃO:

Informações e Sugestões

Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.

Recadastramento

Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.

Fim do conteúdo da página