Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revistas > Edição 17 - Dezembro de 2000
Início do conteúdo da página

Edição 17 - Dezembro de 2000

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 14h40 | Última atualização em Quarta, 21 de Abril de 2021, 16h54 | Acessos: 3561

Links relacionados:

Nossos Meios RBC RevDez2000 RBC17

CAPA: Ádria Rocha dos Santos, nas Paraolimpíadas de Sydney, Austrália - setembro/2000 (foto: Osvanildo Dias)

AGENDA
EDITORIAL
EXPEDIENTE
INFORME
LEITURA
PALAVRA FINAL
SAIU NA IMPRENSA
SINOPSE

ARTIGOS:

Algumas considerações a respeito do sistema tátil de crianças cegas ou de visão subnormal
Autor: Francisco José de Lima e José Aparecido da Silva

Resumo: O presente artigo trata da necessidade de se pesquisar sobre o sistema tátil. Cita alguns estudos brasileiros e internacionais relevantes sobre o sistema háptico. Aponta vieses científicos na interpretação de dados em algumas pesquisas sobre a produção e o reconhecimento de desenhos por cegos congênitos. Sugere algumas questões importantes e necessárias a serem investigadas, para um melhor conhecimento do tato e da capacidade háptica de sujeitos com limitação visual.

Assistência fisioterapia à criança portadora de cegueira congênita
Autor: Maria Margarete Andrade Figueira

Resumo: A importância da assistência fisioterápica na prevenção de complicações no desenvolvimento do sistema psicomotor, como forma de evitar grandes dificuldades sociais e laborativas no futuro.

Deficiência visual e educação sexual: a trajetória dos preconceitos - ontem e hoje
Autor: Maria Alves de Toledo Bruns

Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer e compreender a orientação sexual propiciada por mães de filhos portadores de deficiência visual. Na perspectiva fenomenológica, analisaram-se vinte discursos de mães de deficientes visuais. As recorrências nos vários discursos permitiram conhecer que a desinformação sobre a sexualidade em geral impede o diálogo entre mãe e filho(a). Estas recorrências evidenciam igualmente que a repressão sexual alicerça os estigmas e os preconceitos da educação sexual de deficientes visuais.

ATENÇÃO:

Informações e Sugestões

Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.

Recadastramento

Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.

Fim do conteúdo da página