Edição 02 - Janeiro de 1996
Links relacionados:
ARTIGOS:
Problemas das crianças portadoras de deficiência visual congênita na construção da realidade
Autoras: Sylvia Santin e Joyce Nesker Simmons
Resumo: As autoras argumentam que, pelo fato de ter um equipamento sensorial diferente, a criança portadora de cegueira congênita necessariamente desenvolve e organiza suas percepções do mundo de maneira intrinsecamente diferente da dos videntes. Aspectos do desenvolvimento sensorial, cognitivo e afetivo são examinados dentro desse esquema conceitual.
O sistema Braille no Brasil
Autores: Edison Ribeiro Lemos e Jonir Bechara Cerqueira
Acessibilidade à informação pelo deficiente visual
Autora: Vera Lúcia de Oliveira Vogel
O sujeito - construtor da educação especial
Autora: Marcia Fernandes Bartholo
Relatório sintético do serviço de oftalmologia do Instituto Benjamin Constant no ano de 1994
Autor: Morizot Leite Filho
União dos profissionais da área da educação de deficientes visuais: um desafio
Autores: Celina Bitencourt de Mendonça Campos e Ethel Rosenfeld
RESENHAS:
I - O método de iniciação ao teclado para deficientes visuais de Adhemar Saide
Autor: Paulo Felicissimo Ferreira
II - Elementos para se pensar a educação dos indivíduos cegos no Brasil: a história do Instituto Benjamin Constant
Autora: Sonia Maria Dutra de Araujo
Redes Sociais