Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretores prestigiam lançamento literário de professores do IBC
Início do conteúdo da página
Notícias

Diretores prestigiam lançamento literário de professores do IBC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Evento da tarde de ontem (26), no Auditório Maestro Gurgulino, contou com as participações do diretor-geral e dos diretores do DPPE e DED, além de autores, colegas, familiares e amigos. A obra com 10 artigos é resultado de parceria com professores e pesquisadores de diferentes instituições educacionais do país.

  • Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 14h53
  • Última atualização em Sábado, 29 de Junho de 2019, 08h16
imagem sem descrição.

O livro Para além do olhar: políticas e práticas na educação de pessoas com deficiência visual, organizado por Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior, Bianca Della Líbera e Marcia de Oliveira Gomes, todos eles professores do IBC, foi idealizado no ano de 2016, logo após o I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial, ocorrido em Marília/SP. "Uma vez que apenas os resumos estendidos dos trabalhos seriam publicados, seria uma pena que os estudos, com tanta qualidade, não fossem apresentados em sua completude", explicou Marcia Gomes a motivação do grupo.

Reconhecimento institucional

Destinado à formação inicial e continuada de professores, o livro pretende, a partir dos estudos e pesquisas apresentados, contribuir para uma educação mais digna e igualitária às pessoas com deficiência visual (DV), no caminho de uma sociedade mais ética, democrática, participativa e, consequentemente, inclusiva. Os textos do livro dialogam sobre a educação de pessoas com DV desde a educação infantil até o ensino universitário, ressaltando práticas, recursos e políticas bem-sucedidas. Este foco dos organizadores coaduna com a fala do diretor-geral João Ricardo Melo Figueiredo ao mencionar o papel do IBC de ser "mais que um campo de pesquisa; ser um produtor e disseminador de conhecimento científico, subsidiando a inclusão", assinalou o diretor-geral.

Já Elise de Melo Borba Ferreira, diretora do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), ressaltou a capacidade profissional e o engajamento dos organizadores e autores no cotidiano institucional. Elise trouxe a lembrança de que o IBC possui potencial para ser uma editora de excelência e que Editais serão lançados neste sentido; "ter vida de professor e ainda pesquisar e escrever é para corajosos!", enalteceu Elise.

O Diretor do Departamento de Educação (DED) em exercício, Luigi Amorim, arrematou as participações dos diretores ao comentar que toda a energia despendida para alcançar o "produto final coloca sorriso no rosto e deixa frutos, pois produzirá em outros docentes novas práticas".

Davi Silas no tecladoAconchego musical

Os convidados foram recepcionados com um recital do aluno Davi Silas (na foto ao lado), quem Arlindo definiu como um exemplo de talento e, como seus colegas, um elemento de motivação e inspiração para o trabalho. Davi escolheu cantar e tocar no teclado os sucessos de Ivete Sangalo (Quando a Chuva Passar) e Jorge Vercillo (Final Feliz).

Os artigos e autores (sumário)

- Currículo em séries e currículo em ciclos: colaborações para a reorganização da escolarização de estudantes com deficiência visual ; por Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior (IBC) e Andréa Rosana Fetzner (Unirio).

- Formação de professores e exercício de ver e não ver na escola: experiências de produção de material didático inclusivo e rodas de leitura; por Anelice Ribetto (UERJ), Leidiane dos Santos Aguiar Macabira (Unirio), Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva (IBC), Vanessa Araújo Canela (UERJ).

- Todo mundo tem uma história para cantar: a música como estratégia lúdica no trabalho com figuras de linguagem para alunos com deficiência visual; por Marcia de Oliveira Gomes (IBC).

- A surdocegueira na escola: reflexões para uma escola inclusiva; por Marcia Noronha de Mello (IBC)

- Comunicação alternativa e símbolos táteis para crianças com deficiência múltipla sensorial; por Flavia Daniela dos Santos Moreira (IBC).

- Linguagem fílmica: uma proposta pedagógica para a pessoa com deficiência visual; por Ana Beatriz Lago de Moares (SME-Rio de Janeiro) e Maria Cecília Tavares (SME-Rio de janeiro). (As autoras estão na foto ao lado, com Ana Beatriz à esquerda)

- Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência visual; Bianca Della Líbera (IBC) e Vanessa França da Silva (IBC).

- Acessibilidade para pessoa com deficiência visual em unidades públicas: a tecnologia assistiva como aliada; Uiliam Donizete Vigentim (UNESP),  Maria Júlia Canazza Dall 'acqua (UNESP) e Relma Urel Carnone Carneiro (UNESP).

- A inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino superior ; por Amabriane da Silva Oliveira Shimite (UNESP) e Nilson Rogério da Silva (UNESP). 

- Estratégias de ensino para o aluno com deficiência visual: a experiência do PIBID educação especial UFSCAR ; por Aline Carrero Fukuhara (SEE-SP), Carla Ariela Rios Vilaronga (IFSP) e Carolina Severino Lopes da Costa (UFSCar).

 

Na foto abaixo: Luigi Amorim, Bianca Líbera, João Ricardo, Elise Borba, Arlindo Junior e Marcia Gomes.

 Foto com os organizadores do livro e os diretores do IBC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Assunto(s): Para além do olhar , IBC , DED , DPPE , Livro
Fim do conteúdo da página