Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores do IBC lançam livro sobre educação de pessoas com deficiência visual
Início do conteúdo da página
Notícias

Professores do IBC lançam livro sobre educação de pessoas com deficiência visual

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A obra Para além do olhar: políticas e práticas na educação de pessoas com deficiência visual  é organizada por Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Bianca Della Líbera e Marcia de Oliveira Gomes e resulta de parceria com professores e pesquisadores de diferentes instituições educacionais do país.

  • Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 13h32
  • Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 11h48
imagem sem descrição.

O lançamento do livro

Dia: 26/6/2019 - quarta-feira

Horário: 15 horas

Local: Auditório Maestro Gurgulino (sala 251) - Instituto Benjamin Constant - Av. Pasteur, 350/Urca

 

Sinopse do livro

Destinado à formação inicial e continuada de professores, o livro busca, a partir dos estudos e pesquisas apresentados, contribuir para uma educação mais digna e igualitária às pessoas com deficiência visual (DV), em busca de uma sociedade mais ética, democrática, participativa e, consequentemente, inclusiva. Nesse sentido, os textos que compõem o livro dialogam sobre a educação de pessoas com DV desde a educação infantil até o ensino universitário, ressaltando práticas, recursos e políticas bem-sucedidas.

Dentre os temas abordados, encontram-se a organização curricular, que nos leva a pensar em formas mais inclusivas de acolhimento dos estudantes; a surdocegueira, que traz à tona uma condição única ainda desconhecida de muitos educadores; a comunicação alternativa, que evidencia outras formas possíveis de interação e relação no processo de construção do conhecimento; vivências da sala de aula, que nos permitem pensar na formação profissional, especialmente do professor-pesquisador; práticas pedagógicas diferenciadas, que valorizam as potencialidades de estudantes cegos e com baixa visão; ações institucionais, que contribuem para a reflexão acerca da inclusão no contexto universitário; produção de recursos pedagógicos e o uso de recursos assistivos e/ou tecnológicos, que permitem a superação de barreiras na aprendizagem; acessibilidade aos diferentes espaços educacionais, que investigam o suporte oferecido a pessoas com DV.


Os organizadores

Arlindo - Professor do IBC; doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo); Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física pelo Colégio Pedro II (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Educação Física Escolar pela UFF, em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e formado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam).

Bianca - Professora do IBC; doutora e mestre em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); possui aperfeiçoamento em Mídia e Educação pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) e formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marcia - Professora do IBC; doutora e mestre em Letras pela Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ); especialista em Tradução Audiovisual Acessível/Audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e formada em Letras com habilitação em Português/Literaturas pela UERJ.


registrado em:
Assunto(s): Livro , IBC
Fim do conteúdo da página