Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC é representado em seminário de Inclusão Social e Acessibilidade na UFMG
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC é representado em seminário de Inclusão Social e Acessibilidade na UFMG

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O servidor Jorge Fiore de Oliveira Júnior falou  sobre Comunicação Digital e Plataformas Acessíveis no evento promovido no dia (12), pela Escola de Enfermagem da UFMG, em Belo Horizonte/MG.

  • Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 15h41
  • Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 08h14
Jorge Fiore em uma de suas palestras
Jorge Fiore em uma de suas palestras

 

O 2º Seminário de Inclusão Social e Acessibilidade faz parte do projeto "Ação Multiplicadora: uma proposta de inclusão social e acessibilidade na Escola de Enfermagem da UFMG", que promove o debate sobre os desafios na inclusão das pessoas com deficiência e as estratégias possíveis no âmbito social e acadêmico. 

A segunda edição do evento, que teve como tema Conecte-‘si’, discutiu a saúde mental, acessibilidade e o uso da web como instrumento de apoio à pesquisa para alunos com deficiência. Conecte-'si', de acordo com os organizadores, refere-se à interlocução com as mídias e ferramentas digitais e, por outro lado, ao equilíbrio emocional das pessoas.

As palestras

"A comunicação digital acessível como ferramenta de integração e inclusão social das pessoas com deficiência", foi o primeiro tema abordado por Fiore que falou sobre o uso dos mensageiros instantâneos (whatsapp) e redes sociais (facebook, instagram etc), integrados às tecnologias assistivas digitais, como os leitores de tela.

"Plataformas acessíveis: o uso da web como instrumento de apoio à pesquisa para alunos com deficiência". Neste assunto Fiore apresentou o resultado de avaliação de acessibilidade, de web automatizada, de alguns sites de pesquisa acadêmica, tais como: Google Acadêmico, portal da CAPES, entre outros. No final elegeu qual seria o mais acessível, inclusive para as pessoas com deficiência visual.

Além de integrar a coordenação de Cursos EaD e de Projetos de Extensão, do  Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), Jorge Fiore faz parte do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade (NAU) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A Faculdade de Enfermagem da UFMG deu destaque ao evento em seu site. Para ler a notícia produzida pelos realizadores do evento clique aqui.

 

Fim do conteúdo da página