IBC faz triagem de pacientes para cirurgias de pterígio e catarata
O paciente, ou pessoa designada por ele, ou responsável legal, deverá comparecer ao Balcão do Serviço Médico do IBC de segunda a sexta-feira para agendamento da consulta de avaliação inicial.
No caso das pessoas que precisarem da cirurgia de pterígio, o horário de atendimento no balcão é das 8h às 12h; já o horário de atendimento para os pacientes para cirurgias de catarata é mais extenso — das 8h às 16h. Estes últimos deverão trazer encaminhamento médico ou indicacão para a cirurgia. Tanto as consultas quanto os procedimentos e cirurgias realizados pelo IBC são inteiramente gratuitos. Contudo, os pacientes deverão arcar com os exames realizados fora da instituição.
Pterígio
Trata-se do crescimento benigno de tecido na córnea do olho, partindo da área mais próxima do nariz, podendo cobrir a pupila. É comum ocorrer nos dois olhos ao mesmo tempo. Para prevenir o seu aparecimento é recomendado o uso de óculos escuros quando se for ficar exposto ao sol e a poeira durante muito tempo. Os sintomas podem ser aliviados com lubrificante ocular. A cirurgia é necessária quando existe o comprometimento da visão.
Catarata
Lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (estrutura gelatinosa e muito elástica localizada atrás da íris, cuja transparência permite que a luminosidade a atravesse e alcance a retina, onde a imagem se forma). A opacidade do cristalino compromete a visão, podendo afetar primeiro um olho e depois o outro.
Os principais sintomas da doença são: vista embaçada, com piora progressiva, visão dupla, com imagens distorcidas e muita sensibilidade à luz.
A catarata geralmente é adquirida com o envelhecimento da pessoa, geralmente a partir dos 50 anos. No entanto, crianças cujas mães tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose no primeiro trimestre da gravidez podem nascer com a doença, que pode também ter outras causas, como diabetes, uso sistemático e sem indicacão médica de colírios com corticoides, inflamacões intraoculares, traumas na regiao dos olhos e excesso de radiação. O único tratamento para catarata é a cirurgia — simples, rápida e feita sob anestesia local, substituindo o cristalino danificado por uma lente artificial.
Redes Sociais