Parceria entre IBC e MCTer desenvolve evento de leitura e oficina de ciências com alunos
As atividades foram realizadas durante o mês de abril no teatro e em salas de aula do Instituto Benjamin Constant (IBC).
Na manhã de ontem (24), a Equipe do Educativo e a Biblioteca Infantil do Museu de Ciências da Terra (MCTer), administrado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realizaram atividades com os alunos do IBC em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril. O evento aconteceu no Teatro Benjamin Constant.
A assistente do Departamento de Educação do IBC, Thalita Helena Nilander Lima, ressaltou a importância de comemorar essa data, pois é uma maneira de "reconhecer e fomentar a importância do ato de ler, valorizar nossos escritores e despertar na criança o prazer pela leitura. Através dos livros a criança é inserida no mundo letrado, ela desenvolve a imaginação, o poder criativo, crítico e construtivo”.
A equipe do Museu narrou e dramatizou a história de autores brasileiros, como "A Margarida Friorenta", de Fernanda Lopes de Almeida; a história de "Chapeuzinho Vermelho", adaptada por Maurício de Sousa; e fez atividade com a música "O meu Chapéu tem três pontas". Para as narrativas a equipe utilizou objetos no concreto fazendo referência aos elementos e personagens das histórias.
Amanda Paula da Silva, bibliotecária do Museu, foi a narradora. Para ela, “a atenção desenvolvida pelos alunos e a interação deles com as histórias fez com que a equipe em todos os momentos da atividade sentisse uma grande satisfação em promover a literatura infantil para as crianças". A equipe do MCTer que participou do evento contou também com o palentólogo Rodrigo da Rocha Machado, o geólogo Filipe de Brito Fratte Modesto e os estagiários José Gabriel Bahia, Rebeca Dias Silva e Livia Lizarralde Barbosa.
Os alunos gostaram tanto de participar desta atividade que pediram que fosse realizada todas as semanas.
Oficina de ciências
Idealizada pelos professores Rodrigo Agrellos Costa e Patrícia Ignácio da Rosa, com orientação da equipe do MCTer, a oficina aconteceu nos dias 8 e 25 de abril com alunos do sexto ano do IBC. O objetivo era possibilitar a exploração tátil dos assuntos ministrados nas aulas de Ciências. Rodrigo Machado, Filipe Modesto, Yan Silveira e Livia Lizarralde, do Museu, trouxeram ao Instituto amostras de rochas e minerais, e também compartilharam com os alunos um pouco mais sobre estudos específicos destes materiais.
Os professores da oficina e a assistente Thalita Lima buscaram formas de adaptar a apresentação dos materiais aos alunos cegos e com baixa visão, então para cada amostra foi anexado uma etiqueta com as respectivas descrições em braille e em tinta. “Os alunos puderam conhecer as pessoas que pesquisam essas amostras e experimentaram na prática toda a teoria que a gente traz para sala de aula. Na aula, a gente faz associação com algo que os alunos têm em casa, mas não é a mesma coisa que a oportunidade de poderem colocar a mão, sentirem o cheiro, sentirem a temperatura e até o peso de cada material que é diferente”, afirmou a professora Patrícia Rosa.
Ao final, os alunos tiveram que fazer um relatório sobre a atividade como registro para compor o caderno de ciências com as temáticas, materiais, procedimentos e conclusão de tudo que é desenvolvido ao longo do ano.
Depois que passou a desenvolver atividades itinerantes, o MCTer sempre busca formas de interagir com todos os públicos escolares de forma interativa e multissensorial. “Está sendo um aprendizado para nós também, pois às vezes a nossa percepção de um objeto pode não ser a mesma para outras pessoas. Então é um desafio trazer essa atividade e esperamos continuar a ter mais desafios com essas experiências dentro e fora de sala de aula”, afirmou Rodrigo Machado.
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