Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dirigentes das instituições federais de educação profissional defendem uma maior aproximação do Instituto Benjamin Constant
Início do conteúdo da página
Notícias

Dirigentes das instituições federais de educação profissional defendem uma maior aproximação do Instituto Benjamin Constant

Avaliação do Usuário: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Este foi o assunto da reunião realizada, na última quinta-feira (19), no Instituto Federal do Maranhão.

  • Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 08h53
  • Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 11h32

 

O diretor-geral do IBC, João Ricardo Figueiredo, fez uma apresentacão sobre a atuação do Instituto na capacitação de profissionais da educação no atendimento à pessoa com deficiência visual ao presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif), Jerônimo Rodrigues, ao reitor do Instituto Federal do Maranhão, Roberto Brandão, que participou da reunião acompanhado do pró-reitor de Planejamento de Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira, e do diretor-executivo Agenor Almeida. 

Para João Ricardo, a aproximação do IBC com as demais instituições da Rede Federal é estratégica.   " Acreditamos que essa parceria com a Rede irá favorecer o atendimento às pessoas que estão na ponta e que precisam do suporte técnico e pedagógico de uma instituição que tem 164 anos de expertise acumulada na área da deficiência visual", disse o diretor-geral.  Segundo ele, uma das experiências bem sucedidas da parceria do Instituto com a Rede Federal é o Programa Capacita Brasil de  formação continuada de professores e técnicos-administrativos no ensino de pessoas cegas e com baixa visão. A formação tem como foco o ensino do Braille,  Soroban e de tecnologias assistivas, além de orientações sobre o acolhimento e boas práticas didáticas.

O reitor Roberto Brandão, relatou ao presidente do Conif as boas experiências de integração que seu instituto teve com o Instituto Benjamin Constant.  Em  2016, o IFMA participou do Programa Capacita Brasil e, no ano passado, realizou o Seminário Escola Sem Barreiras em parceria com o IBC e o Ines — o  Instituto Nacional de Educação de Surdos, também localizado no Rio de Janeiro.  Para Roberto Brandão, a proximidade do IBC com os institutos federais deve ir além das parcerias e convênios.  "O ingresso do IBC na Rede Federal possibilitará que ainda mais instituições possam ser beneficiadas em capacitações e na celebração de convênio", disse.

Para o  presidente do Conif, que é reitor do Instituto Federal de Goiás, o compartilhamento das práticaas exitosas do IBC pode agregar muito às políticas de inclusão dos institutos federais. "O trabalho realizado lá é consolidado e referência nacional. Acredito que a Rede Federal poderá usufruir desta grande capacidade técnica", disse Jerônimo Rodrigues, acrescentando que o professor João Ricardo já está convidado a participar da próxima reunião do colegiado pleno do Conselho,  a partir da qual será iniciado um diálogo com o MEC com vistas à inclusão do IBC na Rede.  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página