Direção-Geral do IBC entrega acesso à rede WI-FI na Sala das Mães
A medida faz parte do plano de reestruturação da rede sem fio do Instituto Benjamin Constant.
O diretor-geral do Instituto Benjamin Constant, João Ricardo Figueiredo, entregou, no último dia 27, a liberação de acesso com login e senha aos pais e responsáveis que fazem uso do espaço conhecido como Sala das Mães (que tem como anexo a Associação de Pais, Amigos e Reabilitandos - APAR). "A Direção-Geral é parceira da Associação, portanto nós sabemos e entendemos as demandas dos pais e responsáveis, assim como a realidade que vivem e o sacrifício que fazem para trazer os filhos para estudar. Então, estamos hoje passando a vocês o documento que formaliza o acesso à rede Wi-Fi, possibilitando que executem algum trabalho ou atividade enquanto os alunos estão em aula", disse ao entregar o ofício à Maria Darcy Lucena de Siqueira, presidente da Associação.
João Ricardo alertou que os pais e responsáveis terão acesso à uma rede de internet de uma instituição pública federal, o que implica a necessidade do uso responsável com as páginas que serão acessadas, evitando que haja penalidades. Em seguida, o diretor agradeceu ao coordenador-geral de Informática, Gerson Fonseca Ferreira, e ao analista de TI Moacir de Jesus Gomes pelo empenho de toda a equipe para que fosse possível acesso ao Wi-Fi nesta nova área. Moacir disse estar feliz por participar deste momento e que afirmou que a "CGI está atuante e percebendo as necessidades da instituição para que possamos sempre agregar valor às tomadas de decisão do diretor-geral do IBC junto à comunidade".
Ao final, Darcy Siqueira agradeceu em nome dos pais e responsáveis e afirmou que "o diretor-geral, João Ricardo, tem sido parceiro e nos ajudado bastante, nos beneficiou com a sede para a APAR e agora com a rede Wi-Fi".
Sobre o plano de reestruturação da rede Wi-Fi do IBC
A reestruturação foi uma promessa de campanha do diretor-geral, João Ricardo, com o objetivo de melhorar as condições de conexão e de sinal da atual rede sem fio no Instituto. Os roteadores usados para a rede Wi-Fi do IBC tinham pouca capacidade, refletindo na carência de cobertura e de intensidade de sinal. Então, foi realizada a compra de doze novos roteadores de maior capacidade com o objetivo de instalá-los em diferentes pontos do Instituto e assim garantir a melhor cobertura possível dentro das condições de orçamento atual. Gerson Ferreira, que chefia a equipe que trabalha na melhoria das condições de conexão e sinal da rede sem fio, afirmou que "enfatizo o comprometimento da Coordenação Geral de Informática e da atual Direção-Geral no sentido de investir sempre na melhoria da qualidade dos serviços prestados à toda comunidade IBC".
De acordo com Gerson, as áreas que já estão beneficiadas são: prédio do Gabinete, prédio da Administração, o Teatro Benjamin Constant e, agora, a área da Biblioteca Louis Braille (que compreende o prédio da Biblioteca, a Praça dos Ledores, Setor de Licitações e a Sala das Mães), com a instalação de cinco dos doze roteadores comprados. Foram feitos testes que comprovaram a qualidade do sinal nessas áreas de abrangência. E, futuramente, o plano de reestruturação irá beneficiar também os três andares do prédio principal e o prédio da Imprensa Braille. Mas este último apenas após a finalização das obras e a mudança dos setores que ocuparão o prédio, possibilitando que a CGI faça as adequações necessárias para instalação da rede sem fio.
Redes Sociais