Lançado o último livro da série Conversando com o Autor
A publicação traz oito trabalhos acadêmicos apresentados nas palestras realizadas pelo projeto no ano de 2014.
Os temas dos artigos são variados, porém todos os assuntos têm como foco o atendimento e a educação especializada de pessoas com deficiência visual. Os autores participaram como palestrantes do Projeto Conversando com o Autor, idealizado e organizado pela bibliotecária Ana Paula de Souza Almeida entre os anos de 2012 e 2014, quando ela esteve à frente do Acervo Bibliográfico Técnico-Especializado do Instituto Benjamin Constant.
O projeto consistia na promoção de palestras, seguidas de debates, entre os palestrantes convidados e a plateia. O objetivo da então Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação (DDI), responsável pela promoção dos encontros, era criar um espaço de diálogo sobre as questões educacionais relevantes na área da deficiência visual. Os trabalhos apresentados eram depois reunidos em um livro, publicado no final do ano e disponível tanto na forma impressa quanto na digital.
Em 2015, a DDI decidiu ampliar o forum de discussão dessas questões, substituindo o Projeto Conversando com o Autor pelo Projeto Conectando Conhecimentos, que já se encontra em sua sétima edição. Porém, ficou faltando o lançamento do livro contendo os trabalhos apresentados no ano de 2014 do primeiro projeto — devido a problemas orçamentários, a edição impressa do volume relativo às palestras de 2014 havia sido suspensa. Por isso, a direção do recém-criado Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), por meio da sua Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP), decidiu disponibilizar a edição online do último livro da série no site institucional.
O livro
O volume Conversando com o Autor 2014 traz os seguintes artigos:
-
Avaliação de acessibilidade de softwares leitores de tela por pessoas com deficiência visual total com base nas diretrizes de acessibilidade para agente de usuário (Jorge Fiore de Oliveira Junior Simone Bacellar Leal Ferreira)
-
A Fisioterapia no contexto escolar: algumas considerações (Thiago Sardenberg Josué Domingos dos Santos)
-
O ensino da Matemática para deficientes visuais com a utilização de recursos didáticos (Claudia SegadasVianna, Denise Felippe da Rocha, Heitor Barbosa Lima de Oliveira e Paula Marcia Barbosa)
-
Cognição inventiva, deficiência visual e políticas de escrita (Virgínia Kastrup)
-
Interrogar a la discapacidad a partir del estatuto de la condición humana (Zardel Jacobo)
-
Reabilitação, trabalho e cidadania: oportunidades para a pessoa deficiente visual e surdocega (Lindiane Faria do Nascimento e Lisânia Cardoso Tederixe)
-
O trabalho de grupos desenvolvido na convivência do IBC: os grupos de psicoterapia (Cristina Haupt-Buchenrode)
-
O Ensino de Geografia para alunos com deficiência visual: novas metodologias para abordar o conceito de paisagem (Luciana Maria Santos de Arruda)
Para ter acesso ao pdf do livro, clique aqui.
Redes Sociais