Morre D. Lourdes de Mattos Pereira, ex-aluna e ex-servidora do IBC
Aposentada como professora em 2013, ela continuou a servir ao Instituto, dessa vez como voluntária, ensinando aquilo que ela mais sabia e gostava de fazer — cestaria em jornal.
D. Lourdes entrou no IBC como aluna, na década de 1950. Em 1974, passou a fazer parte do quadro de professores da Instituição dando aulas na disciplina de Práticas Educativas, com foco em artesanato. Aposentou-se em 1992 do serviço público, mas continuou a exercer o magistério como professora substituta de 2001 a 2013. Ao encerrar o vínculo como professora, ela passou a atuar como voluntária no setor de Reabilitação — atividade que tinha intenção de continuar a exercer, até que precisou fazer uma cirurgia no coração, no último dia 28. Ela ainda estava internada no Hospital Memorial se recuperando quando teve uma parada cardíaca, às 5 horas da manhã de hoje (6).
"É com muito pesar que a comunidade do Instituto Benjamin Constant recebeu a notícia da morte de D. Lourdes. Durante toda a sua vida ela esteve aqui conosco, contribuindo para a formação das novas gerações de alunos. Que a família encontre forças para superar a perda dessa pessoa tão querida a todos nós", disse o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo.
D. Lourdes tinha 80 anos e era casada com o professor aposentado e também voluntário do IBC, Dilson de Mattos Pereira. Ela deixa dois filhos — Denise e Dalton — este último casado com a professora Rosane de Menezes Pereira, assessora do gabinete da Direção-Geral.
O enterro será amanhã, às 13 horas, na capela 2 do Cemitério São João Batista, Botafogo.
Redes Sociais