IBC recebe delegação do Ministério da Educação
A visita, realizada na tarde de hoje (30), foi a primeira realizada pela equipe do Ministério da Educação do novo governo.
O diretor-geral João Ricardo Melo Figueiredo, acompanhado pela chefe de gabinete Érica Deslandes Oliveira e demais membros da Direção do IBC, recebeu o chefe de gabinete do ministro da Educação, Tiago Tondinelli; o secretário-executivo adjunto do Ministério, Eduardo Miranda Freire de Melo; o secretário de Modalidades Especializadas de Educação, Bernardo Goytacases de Araújo, além dos assessores especiais do MEC Rodrigo Almeida Morais e Osmar Bernardes Júnior.
Os visitantes percorreram todos os departamentos do Instituto, cumprimentando os servidores e funcionários terceirizados e se informando, com os diretores de departamentos que os acompanhavam, sobre as atividades desenvolvidas e os principais problemas enfrentados pela gestão. As respostas eram devidamente anotadas pelos assessores do Ministério.
A imponência e beleza do prédio de estilo neoclássico, construído no final do século XIX, impressionaram os membros da delegação, assim como o trabalho nele desenvolvido pela instituição há 164 anos. De acordo com o chefe de gabinete do ministro, Tiago Tondinelli, a visita não poderia ter sido mais oportuna. " O IBC é uma instituição de ensino especializada, que presta um serviço inestimável ao País e que é ligada diretamente ao nosso gabinete. Posso garantir que ela terá do Ministério da Educação deste governo toda a atenção orçamentária e de políticas públicas para que possa prosseguir e aprimorar os atendimentos que realiza às pessoas com deficiência visual", disse Tiago.
O titular da nova Secretaria de Mobilidades Especializadas da Educação, criada em substituição à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), concordou com o colega e disse que já tem planos para expandir o raio de atuação do IBC. " Estamos já nos articulando com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para que os institutos federais multipliquem os conhecimentos passados por vocês a todo o Brasil, de modo a democratizar o ensino de braille e tornar possível a inclusão das pessoas com deficiência visual em todas as escolas", informou Bernardo Goytacases de Araújo.
Já o secretário-executivo adjunto do MEC disse ter aproveitado muito a visita e que repassará as informações obtidas ao ministro Ricardo Vélez Rodrigues. "Viemos aqui para escutá-los e saber o que nós, do Ministério da Educação, podemos fazer para que o IBC possa melhorar ainda mais o serviço que já presta à população", disse Eduardo Freire de Melo.
Para o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, a visita da equipe do MEC, logo no início do ano, foi muito importante. "Ficamos muito satisfeitos em constatar, mais uma vez, o interesse do Ministério da Educação em nos escutar e buscar soluções para os nossos problemas. Só assim poderemos ter novos e melhores rumos para a educação especializada no cenário nacional", concluiu.
Redes Sociais