Residência Médica do IBC forma novos especialistas em Oftalmologia
A cerimônia de formatura, no Teatro Benjamin Constant, foi na noite da última terça-feira (11).
A mesa de honra para a solenidade de formatura da 9ª turma de residentes médicos do IBC contou com os professores João Ricardo Melo Figueiredo, diretor-geral do IBC e Rosane de Menezes Pereira, diretora do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR); e os médicos Rogério Neurauter, chefe da Divisão de Atendimento Médico, Odontológico e Nutricional (DMPO) e Eduardo Henrique Morizot Leite, coordenador da Residência Médica.
A oradora da turma de 5 médicos residentes foi Lais Fernanda Caldi Dornellas Carvalho, que em seu pronunciamento valorizou o papel dos familiares e amigos e ressaltou a perseverança e cumplicidade dos colegas para a conquista do objetivo, a qualidade dos estudos e das práticas médicas realizados. A médica agradeceu aos profissionais do IBC e aos preceptores, “pois ensinaram a sermos melhores tecnicamente e mais humanos com nossos pacientes”, falou.
Laís também mencionou o suporte dos funcionários da equipe da recepção; da Érica Deslandes, assessora da direção-geral; da Maria Odete Duarte, diretora do Departamento de Planejamento e Administração (DPA); além da participação efetiva dos presentes na mesa de honra.
Já Eduardo Morizot enalteceu a dedicação, a atuação profissional, o respeito e a colaboração dos residentes com a missão de coordenar, promovendo as ações e atitudes solidárias e proativas nos momentos devidos. Rogério Neurauter (na foto ao lado) agradeceu a participação do coordenador, “conto com você (Eduardo) nos próximos anos para esta importante e gratificante função”, disse.
Ainda na sua fala, Rogério elogiou o grupo de residentes e os preceptores; referenciou o outro médico oftalmologista do IBC Abelardo Couto Junior e agradeceu o apoio das direções do IBC em provir os recursos materiais e humanos para a manutenção e crescimento do serviço. O fim do discurso, Rogério dedicou ao agradecimento especial para a diretora do DMR, que deixa a função após 4 anos de parceria profícua, para assumir outro posto em 2019.
Já Rosane manifestou toda a sua emoção com a conclusão do ciclo da Residência Médica e com as palavras de reconhecimento e incentivo. A diretora fez uma breve retrospectiva dos avanços do DMR ao longo de sua existência e agradeceu a oportunidade de poder contribuir nesses últimos anos.
No discurso de João Ricardo o compromisso de “manter um DMR forte”, prestando com excelência seus serviços de pesquisas e formações nas áreas médica e de reabilitação, bem como todo o suporte necessários para os alunos e profissionais do educandário. Agradeceu aos médicos residentes pela participação neste atendimento ao público do IBC e deu os parabéns pela conquista acadêmica aos alunos e “as famílias, não podemos esquecer”, disse João Ricardo.
Redes Sociais