Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC promove seminário sobre Reabilitação
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC promove seminário sobre Reabilitação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Evento apresenta para um público de aproximadamente 100 pessoas os saberes envolvidos e as práticas oferecidas no programa de reabilitação.

  • Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 20h27
  • Última atualização em Sábado, 08 de Dezembro de 2018, 07h02
Oficina de Estimulação Sensorial e Atividades de Vida Diária (AVD)
Oficina de Estimulação Sensorial e Atividades de Vida Diária (AVD)

O I Seminário do Programa de Reabilitação do IBC (I SEREAB-IBC) foi realizado pelo Departamento de Estudo e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) com a duração de dois dias, terminando na última quarta-feira (5). Os profissionais do IBC que prestam o atendimento foram os palestrantes e ministraram as oficinas.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor-geral João Ricardo Melo Figueiredo; a diretora do DMR Rosane de Menezes Pereira; a supervisora da Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT/DMR) Mércia Ferreira de Souza; e a coordenadora do I SEREAB-IBC Thaís Bigate.

O diretor-geral ressaltou o ideário de uma reabilitação que seja mais que física e desenvolva o social, o educacional e o emocional. “Parabéns ao DMR pela reabilitação realmente inclusiva que promove e, especificamente agora, pelo I SEREAB”, disse João Ricardo.

Na conferência de abertura a pedagoga Cristina Costa de Moraes falou sobre a importância do enfoque na pessoa e suas possibilidades, para a eficácia do processo de reabilitação numa perspectiva de inclusão plena. A identidade educacional e social do IBC foi ressaltada como fator dos sucessos obtidos.

 

Mesas-Redondas

O I SEREAB transcorreu com duas mesas-redondas em cada dia. O primeiro dia (4) trouxe os temas: As interfaces do processo de reabilitação e Atendimentos do Programa de Reabilitação; onde foram apresentadas as intervenções profissionais que dão suporte ao processo. “A reabilitação exige vários campos profissionais e a família, como uma engrenagem”, falou a psicóloga Sônia Gomes da Rocha.

O segundo dia (5) explorou os temas: Desporto e Profissionalização: desafios e perspectivas e Grupo de Convivência: experiências e saberes compartilhados; onde foram discutidos alguns dos projetos disponíveis, os ambientes e as formas de atuação, as manifestações e os discursos dos reabilitandos.

 

As Oficinas

Depois das mesas-redondas de cada dia aconteceram oficinas com a duração de duas horas, foram elas:

  • Braille · Música · Soroban · Artes plásticas · Surdocegueira · Escrita cursiva · Informática educativa · Educação física na perspectiva da Reabilitação · Orientação e mobilidade em contexto não escolar · Orientação educacional no contexto da Reabilitação · Estimulação sensorial e Atividades de Vida Diária (AVD) · Orientações e recursos para o atendimento de alunos com Baixa Visão.

Intermeados entre as mesas-redondas e as oficinas práticas, o depoimento de reabilitando e as apresentações culturais demonstraram os resultados do trabalho exposto e deram vida as falas e treinamentos.sereab3

As imagens que o público carrega e semeia por onde passa, como na foto ao lado da captura em aparelho celular, feita pela plateia, da apresentação musical dos reabilitandos orientados pelos professores Caroline Camargo e Denis Martino Costa, confirmam o valor disseminador do I SEREAB.

 

A lembrança da campanha "Dia D"

Na próxima terça-feira (11), na Catedral Metropolitana, no centro do Rio de Janeiro, onde a campanha "Dia D" estará buscando incluir pessoas com alguma deficiência no mercado de trabalho, profissionais do IBC irão acompanhar os reabilitandos do DMR interessados nestas oportunidades de emprego oferecidas, foi feita a lembrança e o convite durante o I SEREAB-IBC.

 

 

registrado em:
Assunto(s): DMR , IBC , I SEREAB
Fim do conteúdo da página