Formatura dos alunos da educação infantil alegra a manhã no IBC
A festa foi hoje (28) pela manhã.
"Este é um momento muito importante não só para minha filha, como para mim", contou D. Roseli Rocha da Silva, mãe da aluna Ágatha da Silva Elias que, juntamente com outros nove colegas, vai passar a cursar o 1º ano do ensino fundamental em 2019. Segundo D. Roseli, o desafio para o início das aulas no ano que vem será convencer a filha que tudo ficará bem na nova turma. "Ela adora as professoras do jardim de infância e não para de dizer que não quer mudar de sala", completou.
Como acontece em todos os anos, a festa de formatura marca também o fim do ano letivo. Por isso, o clima foi de muita alegria e confraternização entre os pais e professores. Eles se juntaram às crianças nas cantigas de roda acompanhadas pelo acordeon da professora Joana de Cássia Santos, que resgataram elementos da cultura afro-brasileira - tema da exposição de trabalhos realizados pelos alunos que enfeitaram o salão.
A diretora-geral em exercício, do IBC, Érica Deslandes Magno Oliveira, participou do evento ao lado do diretor do Departamento de Educação, Paulo Augusto da Costa Rodrigues, e da assessora Maria da Glória Almeida. Érica deu os parabéns para os formandos e os demais alunos que ainda continuarão no ano que vem na educação infantil. "Estamos todos muito felizes por essas dez borboletinhas que hoje deixam o jardim e se preparam para alçar voo na vida acadêmica. Os que ficaram também terão seu tempo para se transformarem em borboletas e darem seus próprios voos", concluiu.
A exposição da Educação Infantil
Com o tema A Cultura Afro Brasileira em nosso Cotidiano – Dando visibilidade as diferenças as turmas prepararam a exposição que encerrou o ano letivo. Na mostra foram apresentados as produções das seguintes ações pedagógicas desenvolvidas:
A Turma 1 reuniu as crianças e seus familiares em oficinas para reconhecerem as palavras de origem africana presentes em nosso cotidiano e confeccionarem bonecas de argila e um mosaico que reproduziu uma manada de elefantes. Coletivamente as crianças também fizeram máscaras, braceletes e colares.
Já a Turma 2, que também ofereceu o protagonismo à família, explorou as vestimentas, mapas, maquetes, contos e lendas. A história da boneca negra Abayomi que é feita de pano e vestida com roupas coloridas (Abayomi significa encontro com a felicidade), junto com outros contos, ofereceu a inspiração, a ludicidade e os elementos concretos para trabalhar com as crianças a valorização da cultura africana e as realizações dos negros no Brasil.
O diferencial da Turma 3 foi a exploração maior da fauna e flora do continente africano. As crianças ao conhecerem os animais como o elefante e o leão e saberem da existência da árvore baobá (importante como depósito de água) puderam ampliar o assunto para a preservação ambiental.
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