Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reabilitandos do IBC fazem trilha no Parque Nacional da Tijuca
Início do conteúdo da página
Notícias

Reabilitandos do IBC fazem trilha no Parque Nacional da Tijuca

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Dentre as atividades que realiza, o Parque possui uma trilha adaptada às pessoas com deficiência visual e física.

  • Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 10h53
  • Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 13h49

No domingo (21), seis alunos do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Benjamin Constant (IBC) realizaram a atividade com apoio da supervisora da Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT) do Instituto, Mercia Ferreira de Souza, da equipe do Clube Excursionista Brasileiro (CEB) e de funcionários de segurança do Parque Nacional da Tijuca. A iniciativa partiu dos próprios alunos que propuseram uma atividade fora do Instituto que pudesse promover inclusão e integração. 

O Parque já disponibiliza a trilha adaptada desde 2011, chamada Caminho Dom Pedro Augusto. O caminho é plano em todo o trajeto e mais largo que em outras trilhas, com percurso total de 630 metros orientado por cabo autoguia e placas em braille, explicando as espécies de plantas distribuídas ao longo da trilha. Em meio à Mata Atlântica, os alunos puderam conhecer diversas espécies de plantas, sons de pássaros, o riacho que corta o caminho e mapas em relevo com os biomas do Brasil.

trilhatrilha5 trilha4

 

 

 

 

 

 

 

 

Além da trilha, foram realizadas atividades com experimentação sensorial e o passeio foi finalizado com um piquenique. Para Marlene Gonçalves da Silva, aluna do curso de Massoterapia, a iniciativa "deve se estender para outros deficientes visuais, pois foi um grande marco fazer algo que a gente não acreditava que um dia poderia fazer". Uma das integrantes do CEB, Andressa D'Agostini, afirmou que foi uma experiência incrível também para os guias da atividade.

trilha6IMG 20181022 WA0066 trilha7

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A supervisora do DRT, Mercia Souza, afirmou que a intenção é desenvolver outras atividades integrativas como esta e que está prevista uma trilha no Jardim Botânico até o final deste ano. Para realização da atividade deste domingo, foi cedido um transporte aos alunos em parceria com a Agência de Turismo S2 Rio, através de seu projeto de turismo voluntário "Rio Mais Feliz".
 
Fim do conteúdo da página