Livro materializa a nova proposta acadêmica do IBC
Com a temática Educação Física e Currículo a publicação organizada pelos professores Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior (IBC) e Renata de Sá Osborne da Costa (UNIVERSO) reuniu em seu lançamento quase 100 pessoas, que lotaram o Auditório Maestro Gurgulino do IBC, na última quarta-feira (3).
Arlindo Fernando ingressou no IBC em 2014 e desde o primeiro momento manifestou seu desejo de ser um pesquisador das questões educacionais da inclusão, com ênfase no ensino das pessoas com deficiência visual. O interesse pelo conhecimento já havia aproximado os professores antes disso: Renata Osborne foi orientadora do professor do IBC durante o mestrado em Ciência da Atividade Física, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), entre 2013 e 2015, contato profícuo que possibilitou aglutinar competências técnicas e institucionais para a confecção do livro Educação Física Escolar e Questões Curriculares.
O livro com 12 capítulos é fruto da parceria entre o grupo de pesquisa coordenado pelo professor Arlindo, no IBC, denominado Cotidianos escolares e educação especial: corpo, currículo e inclusão, com o grupo de pesquisa da professora Renata, na UNIVERSO, denominado Educação Física Escolar e Desenvolvimento Sustentável.
Os convidados dos professores Arlindo e Renata foram agraciados, na abertura do evento, com uma audição de piano proporcionada por Fernando Guilhon, professor do IBC. A cerimônia foi dividida em três momentos: o primeiro das falas representativas dos apoiadores do projeto; o segundo de apresentação do livro, feita pela prefacista Martha Leonora Queiroz Copolillo, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); e por fim os autores, quase todos presentes, receberam os cumprimentos da plateia.
Para além dos muros do IBC
O Departamento de Educação (DED) do IBC, na figura do supervisor, o professor Ivan Finamore Araújo, ressaltou o valor da iniciativa de compartilhar os saberes da instituição na construção de uma sociedade inclusiva. Já a professora Elise de Melo Borba Ferreira, diretora do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) usou seus 30 anos de atuação para afirmar que muito se descobriu sobre como realizar o atendimento a pessoa com deficiência visual, com surdocegueira e com deficiência múltipla dentro do IBC, aprendizado transmitido internamente entre as gerações de servidores e nos cursos de capacitação para professores externos, mas a cultura do registro é recente.
A diretora do DPPE comentou a necessidade de buscar o "olhar dos trabalhos acadêmicos" sobre o fazer do cotidiano, para estruturar e disponibilizar o conhecimento obtido no singular campo de observações que é o IBC, com outros centros de formação e pesquisa. A professora lembrou ao autor que as realizações viram modelos e geram novos desafios. Entre as frentes que se abrem estão os cursos de pós-graduação do IBC, que demandam pesquisas e publicações próprias. "Apesar de significativas, nossas publicações podem ser mais aprofundadas e numerosas".
Já o diretor-geral, João Ricardo Melo Figueiredo, ratificou as palavras de seus diretores e reforçou seu compromisso de trazer a pesquisa, a pós-graduação e a política de publicação para a realidade do IBC, conforme estabeleceu em seu programa de 2015. A aprovação do novo Regimento Interno mereceu destaque do diretor, que em suas palavras "abriu um leque de oportunidades", para depois tecer elogio ao servidor do IBC: "você (Arlindo) compreende o que a produção científica significa para sedimentar os cursos Lato Sensu e Stricto Sensu [...] produziu e agradeço em nome da instituição, é brilhante e tem muito a crescer com o desenvolvimento do IBC".
Orgulho em interagir com o IBC
O professor Paulo de Tarso Veras Farinatti, coordenador do mestrado em Ciências da Atividade Física da UNIVERSO, identificou duas dimensões representadas pela obra: a institucional e a temática. Na explicação da primeira pediu licença para discordar um pouco da professora Elise quanto as publicações já realizadas pelo IBC. "Nada que o IBC faz pode ser considerado simples, é uma instituição de 164 anos de exitosa atuação, é um orgulho ter a oportunidade de interagir com o IBC", afirmou. O coordenador agradeceu a professora Renata ter oportunizado a contribuição dos docentes da pós-graduação da UNIVERSO no livro, pois aproximou as instituições através deles. Farinatti ainda externou a alegria que foi voltar ao IBC, lugar onde foi ledor voluntário quando jovem, para prestigiar os colegas.
Sobre a segunda dimensão, o conteúdo do livro, Farinatti admirou a escolha das questões curriculares, tema pouco explorado na Educação Física atualmente, o que faz seus autores desde já referências. Elogiou a coragem dos autores em defenderem a posição de trazer para a Educação Física temas como Gêneros, Inclusão, o Teatro do Oprimido, Violência, entre outros. "Isso traduz uma visão de mundo com tolerância, igualdade e dignidade, que não é pequena, não é trivial, que deve ser bem recebida", pois se contrapõe a outra visão que não enxerga ou amordaça as minorias, avaliou.
Rede de conhecimento e sumário
Além do IBC e da UNIVERSO, as instituições que abrigam os grupos de pesquisa de Arlindo e Renata, outras instituições são citadas na publicação, como locais de atuação dos autores que assinam os artigos: Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE) - Roberto; Colégio Pedro II (CPII) - Marcos Vinícius e Simone; Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) - Marcel; Projeto Novo Maia Educação - Bárbara; Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçú (SME-Nova Iguaçú) - Rodrigo; Secretaria Municipal de Educação do Rio de janeiro (SME-Rio de Janeiro) - Eliane; UFF - Fabiano, Luciana e Thiago; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - Andréa e Bianca; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Michele; UNIVERSO - Alfredo, Carlos Alberto, Carlos Eduardo e Maurício.
Para conhecer o sumário do livro Educação Física Escolar e Questões Curriculares clique aqui.
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