Professora do IBC recebe menção honrosa em premiação da Fiocruz
Bianca Della Líbera da Silva participou pela categoria Ciências Humanas e Sociais ao inscrever sua tese de doutorado no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018.
Com o título “Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutindo saúde nas mídias sociais”, a professora concluiu seu doutorado em Ensino em Biociências e Saúde, pelo Instituto Oswaldo Cruz, em março desse ano. O diretor-geral do Instituto Benjamin Constant (IBC), professor João Ricardo Melo Figueiredo, esteve presente como membro suplente na banca examinadora.
Após a defesa, a professora submeteu seu trabalho ao edital do Prêmio. A pesquisa, que foi realizada no IBC, teve como objetivo geral avaliar a possibilidade de utilizar mídias sociais para discussões sobre saúde na educação para a cidadania e inclusão de estudantes cegos e com baixa visão, utilizando dispositivos móveis com internet.
Uma das metodologias utilizadas foi a realização da Oficina de Mídias Sociais com a participação de estudantes a partir do 4° ano (10 anos de idade) e que acontecia semanalmente. Os assuntos sugeridos pelos estudantes para serem discutidos nos encontros da oficina foram: atividade física na prevenção de doenças; alimentação saudável; Campanha de Vacinação contra o HPV e meningite C; vacinas; baleia azul x baleia rosa; a paçoca proibida (Incentivada pela notícia que a Anvisa havia proibido a venda de um lote de paçoca de uma determinada marca); câncer; diabetes; síndromes raras e diversidade sexual; e saúde pública. No intervalo entre os encontros, os estudantes pesquisavam sobre o tema escolhido em cada dia da Oficina e postavam seus resultados no grupo criado em um aplicativo de mensagens instantâneas para debater sobre cada assunto.
Toda a pesquisa e os seus resultados estão disponíveis para consulta e download através da página Repositório Institucional da Fiocruz, que também pode ser acessado clicando aqui.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de outubro, a partir das 14h, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, no Campus de Manguinhos. Consulte a lista de vencedores do Prêmio.
Professora Bianca Líbera com os professores da banca examinadora após a defesa de sua tese de doutorado.
Prêmio Oswaldo Cruz de Teses
A premiação foi lançada ano passado como parte das comemorações do ano Oswaldo Cruz 2017. Com a proposta de acontecer anualmente, o objetivo é distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde nas diversas áreas temáticas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): saúde coletiva; ciências biológicas aplicadas à saúde e biomedicina; ciências humanas e sociais; medicina.
Podem participar os pesquisadores que tenham defendido sua tese de Doutorado entre o mês de maio do ano anterior e o mês de abril do ano da chamada do edital do Prêmio.
Redes Sociais