Torneio do IBC marca o Dia Nacional do Esporte Paralímpico
O campeonato no sábado (22) e reuniu equipes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
O torneio contou com a presença de paratletas consagrados, como os judocas Willians Araújo e Karla Cardoso; Neusimar Clemente dos Santos, ex-integrante da equipe de goalball do IBC que atualmente treina no Santos, além do jogador de futebol de 5 Sandro Laina, que participou da rápida solenidade de abertura, ao lado do diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo.
A organização ficou a cargo da coordenação do Programa de Esporte de Alto Rendimento (PEAR) do Instituto. "Esperamos que este seja apenas o primeiro de muitos outros que faremos daqui para frente. Nosso objetivo é ganharmos cada vez mais experiência na realização de eventos esportivos de modo a contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento do esporte entre a população com deficiência visual no nosso estado", disse o professor Fábio Brandolim, coordenador do PEAR, que contou com o apoio de dez alunos do curso de Educação Física da UFRJ, que se ofereceram voluntariamente para ajudar no evento (foto à esquerda).
Depois de criticar a situação que classificou de "lamentável"do esporte paralímpico fluminense, Sandro Laina, que é presidente da Federação de Esporte para Cegos do Estado do Rio de Janeiro (FECERJ), elogiou a iniciativa de criação do torneio do IBC. "O que a gente vai fazer hoje será semear, na esperança de colher, lá na frente, os frutos do nosso trabalho. Que os jovens se inspirem no exemplo dos grandes atletas aqui presentes", completou.
"Este torneio não poderia ter acontecido em uma data mais adequada do que este Dia Nacional do Esporte Paralímpico, logo depois do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado ontem", disse o diretor-geral do IBC, João Ricardo Figueiredo. Ele se dirigiu à diretora do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), Rosane de Menezes Pereira, em nome da qual agradeceu o empenho da equipe do PREAR pela organização do torneio. Ele falou também sobre as ações da Direção-Geral de valorização do esporte - dentre elas a vitória mais recente, que foi a aquisição de um tatame oficial, dentro de todos os parâmetros impostos pela Confederação Internacional de Judô. Assim que terminou a abertura, ele foi prestigiar a estréia do novo equipamento pelos pequenos judocas do Instituto.
" Estamos muito felizes com essa aquisição, que coloca o IBC entre as melhores instalações do estado do Rio de Janeiro para receber atletas profissionais nacionais e internacionais", comemorou, orgulhoso, o judoca Willians Araújo, atleta do IBC e que a partir de agora conta com uma estrutura ainda melhor para treinar e se aprimorar. Segundo ele, o trabalho realizado pela equipe técnica do judô do IBC tem sido exemplar e da maior importância para a formação de novos judocas. "Atualmente temos 35 crianças de 6 a 12 anos que praticam judô aqui no Instituto, além de 20 jovens que podemos consideram como sendo já atletas de alto rendimento", completou.
Pausa para relaxar
Quem prestigiou o torneio no sábado ganhou um presente inesperado: os alunos e professores do Curso Técnico em Massoterapia oferecido pelo Instituto Benjamin Constant em convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) ficaram à disposição dos visitantes para uma sessão de massagem.
Depois de ouvirem as queixas mais comuns dos "clientes", eles aplicaram as técnicas aprendidas em sala de aula e na clínica de fisioterapia do IBC para proporcionar conforto e bem estar das pessoas atendidas. Foi o caso do engenheiro agrônomo Sílvio Tavares, que aproveitou a manhã para acompanhar a mulher, servidora do IBC, ao torneio e saiu relaxado da sessão. "Muito bom, eu estava precisando mesmo de uma massagem para aliviar a tensão acumulada durante a semana", disse.
Para a coordenadora do Centro de Formação em Terapias Alternativas e também do Curso Técnico em Massoterapia, Márcia Lins Abade, os alunos adoram aproveitar todas as oportunidades para interagir e aprender com o público. "Eles sabem o quanto é importante essa experiência com os mais variados tipos de pessoas, inclusive com os atletas da nossa instituição que sempre que precisam são atendidos pelos nossos futuros massoterapeutas", disse Márcia. Segundo ela, durante o torneio de sábado os seis alunos destacados para o evento atenderam 40 pessoas.
As provas
Participaram do torneio de goalball as equipes masculinas AADV-PC; CEIBC e URECE e as femininas Amigas 1; Amigas 2, ambas formadas por atletas do IBC e do Santos, e IBC. Os resultados foram os seguintes:
- Goalball masculino - CEIBC X URECE - a equipe do IBC vendeu no segundo tempo da prorrogação com o golden goal, após o empate em 4 X 4 no tempo normal;
- Goalball feminino - CEIBC X Amigas 1 (formada por atletas do IBC e do Santos) - No feminino a final foi entre AMIGAS 1 e IBC e a equipe AMIGAS 1 ganhou por 2 X 1.
No futebol de 5, o time do IBC enfrentou o da URECE, perdendo por 1 a zero.
Confira a galeria de imagens do torneio.
Redes Sociais