Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora do IBC vence etapa estadual de concurso do MEC
Início do conteúdo da página
Notícias

Professora do IBC vence etapa estadual de concurso do MEC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A vencedora é a professora Tânia Maria Moratelli Pinho, que leciona matemática no 5º ano do ensino fundamental.

  • Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 12h31
  • Última atualização em Sexta, 21 de Setembro de 2018, 15h23

O Prêmio Professores do Brasil,  que está na sua 11ª edição, foi criado pelo  Ministério da Educação (MEC) para reconhecer e estimular os trabalhos dos professores da rede pública de ensino voltados à melhoria do processo ensino-aprendizagem, contribuindo para a qualidade da educação no País. O foco da premiação são os projetos desenvolvidos na educação básica. Os professores inscritos tiveram que apresentar relatos de experiências pedagógicas consideradas exitosas e que poderiam ser adotadas por outros professores no Brasil.

O concuro é realizado em três etapas: estadual, regional e nacional. A estadual possui seis categorias: creche; pré-escola; ciclo de alfabetização (1° ao 3° ano); 4° e 5° ano do ensino fundamental; do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e ensino médio.

Professora Tânia Pinho vence etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil com projeto que une a Matemática com Atividades da Vida Diária (AVD)Pelo Estado do Rio de Janeiro, a professora Tânia Maria Moratelli Pinho, do Instituto Benjamin Constant (IBC), foi a vencedora pela categoria 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, com o relato de título “Enfrentando os desafios da vida, mesmo que às escuras, tendo a Matemática como aliada”.

Segundo Tânia, o projeto teve como objetivo principal estabelecer uma articulação entre as atividades da vida diária da pessoa com deficiência visual e a matemática. “A ideia surgiu quando percebi que os estudantes das três turmas do 5º ano de 2018 apresentavam muita dificuldade com organização de atividades básicas, assim como organização de seus materiais e armários”, explicou. A partir desta percepção, a professora utilizou métodos da Atividade da Vida Diária (AVD) para ensinar a matemática na prática, conseguindo dar significado aos conteúdos que teria que explorar, minimizando algumas dificuldades que os alunos têm com a disciplina. A metodologia teve tanto sucesso em sala de aula que o projeto passou a se chamar “A matemática pode ser divertida”.

A próxima etapa da premiação será a regional, na qual ela terá que produzir um vídeo de 1min30 explicando os detalhes da prática pedagógica - contexto, execução e resultados alcançados. A previsão é que no dia 11 de outubro seja divulgado o resultado desta etapa no site do Prêmio Professores do Brasil. Caso ultrapasse esta etapa, ela irá concorrer na etapa nacional com professores de todos os estados brasileiros. 

O resultado final do Prêmio deve ser divulgado no dia 29 de novembro deste ano.

 

Fim do conteúdo da página