Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Roda de Samba Pedagógica canta repertórios e composições de sambistas negras
Início do conteúdo da página
Notícias

Roda de Samba Pedagógica canta repertórios e composições de sambistas negras

Avaliação do Usuário: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As letras das músicas foram previamente trabalhadas em sala de aula e o evento da última sexta-feira (31) foi a culminância destas atividades escolares.

  • Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 17h38
  • Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 18h06

Links relacionados:

imagem sem descrição.

Além de levar muita batucada e cantoria à Praça dos Ledores, que fica dentro dos domínios do IBC, em frente à Biblioteca Louis Braille, a atividade promoveu o diálogo entre os alunos, pesquisadores de samba, docentes do instituto e músicos profissionais. O tema das conversas desta Roda, a terceira do projeto coordenado pela professora Mariana dos Reis, foi "mulheres negras no samba".

O grupo de convidados que enriqueceu os debates com seus saberes e aguçou a curiosidade e a musicalidade do público com as histórias das intérpretes, a contextualizações das letras e as vozes e sons, contou com o professor Leonardo de Carvalho (IBC), os pesquisadores Mauro Sérgio Farias e Marina Laiun (UERJ) e os músicos Nina Rosa (cantora, compositora e instrutora de percussão) e Thiago Kobe (baterista e percussionista).

O caminho didático para estudar e cantar algumas das importantes mulheres do samba carioca começou com Tia Ciata, uma negra baiana que promovia rodas de samba em sua casa e protegia os marginalizados sambistas, até chegar nas famosas cantoras Clementina de Jesus, Ivone Lara, Leci Brandão, Marina Iris e a presente ao evento Nina Rosa.

Foram conhecidas pelos alunos as composições: Sorriso Negro, Marinheiro Só, Zé do Caroço e Pra Matar Preconceito. "Conforme as letras das músicas abordamos a história e identidade da cultura negra, as lideranças políticas, a comunicação comunitária, a condição da mulher negra na sociedade e o racismo estrutural", explicou Mariana dos Reis. 

 

registrado em:
Assunto(s): IBC , DED , DEN , Roda de Samba , Nina Rosa
Fim do conteúdo da página