IBC reinaugura clínica de fisioterapia e terapia ocupacional
Solenidade foi no dia 3 de Maio, no salão da Educação Infantil
Profundamente emocionada. Foi com essas palavras que a professora Leonídia dos Santos Borges definiu seu estado de espírito ao ser surpreendida com a notícia de que seu nome estava gravado na placa afixada na entrada do setor que ela ajudou a criar há 14 anos, 12 dos quais funcionou sob sua coordenação, até se aposentar em 2015. A partir de hoje, a Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Prof.ª Dr.ª Leonídia dos Santos Borges volta a atender seus pacientes em um ambiente condizente com os critérios de humanização em saúde preconizados pelo SUS.
A solenidade de entrega das novas instalações contou com a participação dos representantes da gestão do instituto, além dos servidores, alunos do Curso Técnico em Massoterapia e profissionais terceirizados que trabalham diretamente envolvidos com os processos de reabilitação na Instituição.
A coordenadora da clínica, Sirlene dos Santos Ribeiro, disse que com a reforma vai ser possível ampliar o atendimento em até 50 % em relação a 2015, quando foram realizados 3.310 atendimentos contínuos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional e massoterapia. “Esperamos chegar a 5 mil atendimentos até o final deste ano”, complementou.
Para a diretora do Departamento de Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), Rosane de Menezes Pereira, a nova clínica vai proporcionar um outro nível de atendimento aos usuários, sobretudo às crianças. “As cores contrastantes das instalações, o painel tridimensional e todo esse ambiente de acolhimento vai possibilitar uma estimulação melhor tanto às crianças com múltiplas deficiências, como as de baixa visão, cegas e surdo-cegas”, completou.
Mas não são apenas as crianças que passarão a usufruir de mais conforto no atendimento. A clínica também atende adultos que perderam a visão e se encontram em processo de reabilitação, assim como os atletas do Instituto.
O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, disse que a reinauguração da clínica só foi possível graças a atuação de pessoas dedicadas à causa da reabilitação, como a professora Leonídia Borges. “Só estamos aqui hoje graças ao trabalho que ela iniciou. Esperamos agora poder fazer mais, atender cada vez melhor nossos alunos, servidores, reabilitandos e atletas”, concluiu.
O professor João agradeceu também, em nome de todos os servidores da Instituição, o trabalho desempenhado pelo arquiteto Flávio Rezende Figueiredo, responsável pela reforma e doador do painel tátil que a partir de agora poderá ser apreciado por todas as crianças atendidas pelo setor.
Ao final da solenidade, o arquiteto Flávio e a professora Leonídia foram homenageados com a entrega de placas alusivas aos relevantes serviços prestados por ambos em prol do Instituto Benjamin Constant.
A clínica
A Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi construída em 2002 e durante dois anos foi administrada pela Fundação de Apoio ao IBC. Com a extinção da Fundação, em 2004, o setor passou a ser administrado pelo próprio Instituto, sob a
coordenação da professora Leonídia Borges.
Em 2011, o espaço passou pela primeira reforma. Para não interromper o atendimento durante as obras, eles foi transferido para o Centro de Terapias Alternativas e para a sala 253.
A clínica reabriu em 2012, oferecendo novos serviços, como terapia ocupacional e pilates. Entretanto, ainda faltou adequar o espaço às necessidades específicas dos usuários de baixa visão e também aos atendimentos de neuropediatria. Por isso, em 2015 a direção do IBC decidiu empreender uma reforma para suprir essas deficiências.
Para a professora Leonídia, hoje não se pode mais pensar em reabilitação sem um bom atendimento fisioterápico e o suporte da terapia ocupacional. “Não há nada nesse mundo que pague você receber uma criança, por exemplo, que só conseguia mexer as mãos e os pés, e que hoje já está matriculada no primeiro ano do ensino fundamental do Instituto. Portanto, o trabalho realizado aqui nessa clínica é essencial para que as pessoas com deficiência visual ou múltiplas deficiências possam progredir na vida, se inserindo, inclusive, no mercado de trabalho”, concluiu a pioneira no serviço de fisioterapia do IBC.
Instalações
A nova clínica possui os seguintes ambientes: recepção, sete salas de atendimento ambulatorial, dois banheiros, copa, sala de pilates e o ginásio para as atividades de terapia ocupacional e o atendimento em neuropediatria.
Fotos
Salão da terapia ocupacional e neuropediatria.
Redes Sociais