Espetáculo teatral reconta a história de um dos mais queridos personagens da literatura infantil
A peça Recontando o Pequeno Príncipe, da Cia. Arte Corpo, foi levada ao palco do Teatro Benjamin Constant no último dia 2.
Antes do início da encenação do clássico do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, os alunos e professores cegos fizeram uma visita tátil ao cenário, na qual tiveram a oportunidade de examinar, com as mãos, o figurino e os adereços dos personagens. A apresentação contou também com o recurso da audiodescrição ao vivo, disponibilizada por meio de fones de ouvido.
Segundo a professora Thalita Nilander, do IBC, a receptividade dos alunos ao espetáculo foi muito grande. "Eles adoraram a peça, demonstraram interesse durante a visita tátil e interagiram bastante com os personagens durante a apresentação", disse a professora. "Para as atrizes da Cia. Arte Corpo, a experiência de se apresentarem para os alunos do IBC também foi muito enriquecedora, pois esta foi a primeira vez que elas encenaram uma peça para um público formado de pessoas com deficiência visual", completou.
O Projeto
A apresentação da peça Recontando o Pequeno Príncipe fez parte do Projeto 1001 Espetáculos, realizado pela empresa Spiral Criativa e o Instituto Jelson Costa, uma organização educativa e cultural sem fins lucrativos que atua na Região Metropolitana Leste Fluminense. Trata-se de projeto cultural de ônibus teatro, que desde o ano passado vem percorrendo as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Itaperuna, Niterói e Rio de Janeiro oferecendo 200 oficinas e 90 espetáculos teatrais gratuitos.
O projeto beneficia mais de 20 mil crianças de 40 escolas públicas, além de 33 mil espectadores em periferias com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais. Ao todo, dez empresas, 26 profissionais e mais de 50 companhias, grupos e coletivos de artistas estão diretamente envolvidos com o 1001 projeto
Redes Sociais