Direção-Geral do IBC celebra novo regimento e empossa diretora do novo departamento da Instituição
A solenidade foi hoje (9) de manhã, no Teatro Benjamin Constant.
A comunidade acadêmica lotou o teatro para comemorar as mudanças que vão permitir que o IBC passe a oferecer ensino médio profissionalizante, além de cursos de especialização, mestrado e doutorado.
O novo regimento foi assinado pelo MEC no último dia 3 e é fruto de um esforço desta e de gestões anteriores para ampliar as competências do Instituto e, consequentemente, contribuir de forma mais efetiva à inclusão social das pessoas com deficiência visual.
Além da equipe da Direção-Geral, a solenidade contou com a participação do deputado federal Otávio Leite, cuja atuação tem sido fundamental para a aproximação do Instituto das instâncias superiores do Ministério da Educação.
O diretor-geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Marcelo Cavalcanti, e a professora Cristina Delou, do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF) também vieram prestigiar a solenidade que teve clima de comemoração. "Temos que comemorar muito hoje e, amanhã, trabalharmos duro para que possamos aumentar ainda mais a credibilidade e o respeito que esta instituição merece", disse o diretor-geral do IBC, ao concluir o discurso no qual compartilhou com a plateia todos os passos que foram dados para que o regimento fosse enfim alterado.
O novo departamento
O recém-criado Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) é fruto da divisão do Departamento Técnico Especializado (DTE) e funcionará no mesmo prédio que ele, atualmente em obras. Enquanto que o DTE abrigará as Divisões de Imprensa Braille e de Produção de Material Especializado (DPME), o DPPE ficará com a Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP), antiga DDI, e com a Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA), antiga DCRH.
De acordo com o diretor-geral do IBC,o novo departamento já conta com os respectivos servidores técnico-administrativos e docentes. " O próximo passo agora é escolhermos os cursos que iremos oferecer", completou o professor João Ricardo.
A diretora do DPPE
A professora Elise de Melo Borba Ferreira é graduada em Letras Português - Literaturas / Licenciaturas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Educação Especial, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).
Ingressou no Instituto Benjamin Constant através de concurso público, realizado no ano de 1984, onde passou a atuar como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, tendo assumido também a função de assessora da Direção-Geral da Instituição. Há mais de 10 anos a professora Elise vinha se dedicando ao projeto de transformar o IBC num centro de formação de profissionais em nível de pós-graduação - desafio vencido na semana passada quando participou do ato assinatura do novo regimento do IBC, em Brasília.
"Sei que temos um grande desafio pela frente: estruturar a extensão, os cursos de pós-graduação, incentivar a pesquisa, dentre outras providências. Portanto, será preciso um esforço a mais e o apoio de todos para que os anos de expectativa não tenham sido em vão e a nossa instituição possa se sustentar frente aos desafios da contemporaneidade", disse ela, emocionada, na solenidade de hoje.
Veja mais fotos da solenidade.
Redes Sociais