Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mutirão de cirurgia de catarata vai operar 420 pacientes em seis dias
Início do conteúdo da página
Notícias

Mutirão de cirurgia de catarata vai operar 420 pacientes em seis dias

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ação começou hoje e vai até o sábado que vem (24).

  • Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 15h08
  • Última atualização em Quarta, 09 de Mai de 2018, 10h29
Descrição da foto: corredor com bancos encostados na parede ocupados por pessoas à espera de atendimento médico
Todos os pacientes operados no mutirão desta semana pertencem à lista de espera unicamente do IBC.

 

O mutirão pretende zerar a fila de pacientes do IBC que estavam há meses esperando por esta cirurgia. Além disso, a ação marca o início da parceria entre o Instituto Benjamin Constant e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) que vai ampliar o atendimento oftalmológico para toda a população fluminense.

Ainda neste mês, deverá ser assinado o convênio que garantirá o apoio do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) ao Programa de Residência Médica do IBC tanto no que diz respeito à contratação de profissionais médicos quanto à aquisição dos insumos necessários para a  realização das cirurgias e outros procedimentos.

Durante esta semana, as três salas do centro cirúrgico do IBC vão funcionar  das 7 h até o fim da última cirurgia marcada para o dia. Para atingir a meta de 420 cirurgias, a equipe do Instituto recebeu o reforço de médicos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás que pertence à rede de hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assim como o próprio HUGG.

Na abertura do mutirão, hoje pela manhã, o presidente da Ebserh, o médico Kleber Morais, ressaltou a importância da atuação em rede dos hospitais universitários em prol da população que não pode esperar uma eternidade para ver resolvido problemas graves de saúde, como é o caso da catarata.

Também presente à solenidade, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella garantiu todo o apoio a iniciativas semelhantes e confirmou a efetivação da contratualização do serviço médico do Instituto ao Sistema Único de Saúde – fundamental para reduzir a fila de pacientes para cirurgias de catarata no município, que já ultrapassa 15 mil pessoas.

Para o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, esta segunda-feira foi histórica pois marcou o início de uma nova fase para o Programa de Residência Médica do Instituto. Ele agradeceu o apoio pessoal do ministro da Educação, José Mendonça de Bezerra Filho, para resolver os problemas que obrigaram a instituição a reduzir drasticamente o número de cirurgias nos anos de 2016 e 2017.  “Vamos poder não só continuar o trabalho de excelência pelo qual somos reconhecidos, como ampliá-lo, beneficiando um número ainda maior de pessoas”, disse o diretor.

Com a contratualização pelo SUS, o IBC deixará de ter uma lista própria de pacientes e passará a atender através da fila única do Sistema de Centrais de Regulação (SISREG), que controla e regulamenta os recursos hospitalares e ambulatoriais especializados nos níveis municipal, estadual e regional. Mas de acordo com o diretor-geral do Benjamin Constant, a adesão ao SUS não mudará a rotina de atendimento ao público prioritário da Instituição, que são os seus alunos do ensino fundamental e da reabilitação.

Confira a galeria de fotos do evento.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página