Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançado o edital do 1º Concurso do Livro Tátil do Instituto Benjamin Constant
Início do conteúdo da página
Notícias

Lançado o edital do 1º Concurso do Livro Tátil do Instituto Benjamin Constant

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Este concurso é aberto apenas aos professores e técnicos administrativos da Instituição.

  • Publicado: Terça, 02 de Janeiro de 2018, 11h08
  • Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2018, 11h51

 A ideia de promover o concurso interno surgiu da constatação da comissão organizadora do 1º Concurso Nacional do Livro Tátil, realilzado no ano passado,  da necessidade de o Instituto Benjamin Constant ampliar sua participação na formação de profissionais capazes de produzir material especializado na área da literatura infantil para crianças com deficiência visual. 

O objetivo do concurso nacional de 2017 foi selecionar obras que pudessem representar o Brasil no Concurso Typhlo & Tactus, realizado há 17 anos na França, com a participação de 23 países de todos os continentes.  No entanto, nenhum dos participantes brasileiros conseguiu atender aos requisitos de acessibilidade e de escrita braille exigidos.

"Apesar do resultado, o concurso promovido foi um processo de seleção pioneiro no País e entendemos perfeitamente a dificuldade que os autores tiveram para produzir suas obras, já que o Brasil não tem nenhuma tradição na produção de livros táteis.  Divulgar e executar um concurso como esse significa não só valorizar o trabalho de produção literária para esse público tão específico mas também disseminar essa cultura no Brasil", disse a professora Luciana Arruda, presidente da comissão organizadora tanto do concurso do ano passado como desse, cujo edital está sendo lançado.

Segundo ela, como o IBC era a instituição promotora do concurso nacional, nenhum dos seus servidores pôde participar. Por isso, em vez de se envolver na organização de um novo concurso nacional neste ano com grande chance de mais uma vez não conseguir aprovar nenhum trabalho, a comissão organizadora decidiu investir primeiro na capacitação de escritores / artesãos do próprio IBC.   "A partir desse concurso interno esperamos atuar como multiplicadores das técnicas e dos conceitos que todos aqueles que se propõem a produzir material literário para este público tão específico precisam conhecer para proporcionar a este público uma experiência mais gratificante no contato com os livros", completou Luciana. 

As inscrições para o 1º Concurso do Livro Tátil do Instituto Benjamin Constant serão abertas no próximo dia 7, indo até o dia 2 de março.

Para mais informações, consultar o edital. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página