Departamento de Educação realiza I Jornada Pedagógica
O evento foi na quarta e quinta-feira (13 e 14), na sala 251.
Foram dois dias de muitas reflexão e debates, das 8 h às 17 h. Segundo a diretora-substituta do Departamento de Educação (DE), Fabiana Rangel, o objetivo da jornada foi compartilhar, com toda a comunidade acadêmica, os resultados dos trabalhos das 45 oficinas voltadas aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental realizadas neste ano. A partir desses resultados, a direção do DED terá uma base para decidir sobre possíveis retomadas de práticas educacionais já desenvolvidas na escola.
As apresentações sobre as oficinas foram organizadas em seis mesas temáticas: Corpo e Expressão Corporal, Artes e Linguagens, Mídias e Outras Tecnologias, Política e Educação, Práticas Interdisciplinares e Oficinas Obrigatórias. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e discutir as atividades realizadas dentro do escopo do tema abordado em cada mesa. Os ministrantes não só mostraram o que foi feito mas também teceram suas considerações sobre os resultados alcançados e as suas implicações no desenvolvimento educacional dos alunos.
Organização das mesas
Dia 13 de dezembro de 2017
8h às 11h - Mesa Artes e linguagens
11h às 13h20 - Mesa Práticas Interdisciplinares
15h às 17h - Oficinas obrigatórias
Dia 14 de dezembro de 2017
8h às 10h30 - Mesa Mídias e outras tecnologias
11h às 13h - Mesa Política e Educação
14h às 17h - Mesa Corpo e expressão corporal
Descrição das mesas
Mesa - Corpo e expressão corporal
Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam o desenvolvimento de habilidades corporais ou outras interações que partissem do corpo como elemento de domínio.
- Cão Terapia (Dayana)
- Movimento Criativo (Regina Kátia)
- Esportes (Fábio e Sérgio – Natação; Goalball; Judô)
- Corrida de orientação adaptada (Marcelo Moreira)
- Corpo Perfeito (Flávia)
- Atividade física e promoção da saúde (Arlindo)
- Aprendizagem motora (Sérgio)
Mesa - Artes e Linguagens
Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam o desenvolvimento de diferentes linguagens enfatizando processos criativos.
- Viajando nas entrelinhas do texto (Paolla)
- Tai Chi com Poesia (André Jaques; Marcia Gomes; Mari Lopes)
- Práticas inventivas (Jerusa)
- Teatro (Arheta; Rita; Marlíria)
- Contação de história (Camila)
- Literatura infantil (Mariana Domingues)
- Jogos na alfabetização (Vitória)
- Ensaio musical (Marcia Gabriela)
- Cultura popular (Joana; Arheta; Rita)
- Música Popular (Rafael; Leonardo)
- Comunicação alternativa (Alzira; Vanessa; Bianca)
- A Matemática e a literatura de ponto em ponto (Angélica)
Mesa - Mídias e outras tecnologias
Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam a expansão das práticas educativas e escolares com apoio de diferentes recursos tecnológicos, expressos em tecnologias digitais, assistivas ou não.
- Detetives do Conhecimento (Mari Lopes)
- Jogavox (Vanessa/ Bianca)
- NVDA (Vanessa/ Bianca)
- Mídias sociais e saúde (Vanessa/ Bianca)
- Mulheres escritoras no twiter (Vanessa/ Bianca)
- Experimentações em audiovisual (Rafael)
- Rádio (Flavio; Leonardo)
Mesa - Política e Educação
Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam desenvolver a compreensão crítica de diferentes questões sociais.
- Introdução à Sociologia (Leonardo)
- Ações do Movimento Estudantil (Bruno)
- Diversidade e Diferenças (Rodrigo e Mariana Reis)
- Direitos humanos (Mariana Reis)
Mesa - Práticas interdisciplinares
Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam integrar conteúdos disciplinares de modo a apresentá-los em sua dinâmica no dia a dia do aluno.
- Love's in the air (Isabel; Arheta; Rita)
- Compostagem (Edney; Fabio Bernardo; Naiara)
- Construindo saúde (Aline; Caroline)
- A matemática também pode ser divertida (Tania)
- Química (Elaine)
- Xadrez (Mauro)
- Sons da América (1) e Sons do Brasil (2) (Bruno)
- O fazer pedagógico no lazer coletivo (Carla e Regina L.)
Mesa – Oficinas obrigatórias
Composta por ministrantes de oficinas solicitados a introduzir, aprimorar e/ou reforçar componentes básicos para o aprendizado escolar.
- Braille (Lindiane; Ana Cristina)
- Sorobã (Margareth; Penha; Raquel Viana)
- Matemática – raciocínio lógico-matemático (Wagner Rhor)
- Assinatura (Ana Fátima)
- Ortografia (Bárbara)
- Soletrando (Hulda)
Redes Sociais