Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Departamento de Educação realiza I Jornada Pedagógica
Início do conteúdo da página
Notícias

Departamento de Educação realiza I Jornada Pedagógica

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O evento foi na quarta e quinta-feira (13 e 14), na sala 251.

  • Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 11h52
  • Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 13h38

 Foram dois dias de  muitas reflexão e debates, das 8 h às 17 h.  Segundo a diretora-substituta do Departamento de Educação (DE), Fabiana Rangel, o objetivo da jornada foi compartilhar, com toda a comunidade acadêmica, os resultados dos trabalhos das 45 oficinas voltadas aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental realizadas neste ano.  A partir desses resultados, a direção do DED terá uma base para decidir sobre possíveis retomadas de práticas educacionais já desenvolvidas na escola.  

As apresentações sobre as oficinas  foram organizadas em seis mesas temáticas: Corpo e Expressão Corporal, Artes e Linguagens,  Mídias e Outras Tecnologias,  Política e Educação, Práticas Interdisciplinares e Oficinas Obrigatórias.  Os participantes  tiveram a oportunidade de conhecer e discutir as atividades realizadas dentro do escopo do  tema abordado em cada mesa. Os ministrantes não só mostraram o que foi feito mas também teceram suas considerações sobre os resultados alcançados e as suas  implicações no desenvolvimento educacional dos alunos.  

 

Organização das mesas

Dia 13 de dezembro de 2017

8h às 11h - Mesa Artes e linguagens
11h às 13h20 - Mesa Práticas Interdisciplinares
15h às 17h - Oficinas obrigatórias


Dia 14 de dezembro de 2017

8h às 10h30 - Mesa Mídias e outras tecnologias
11h às 13h - Mesa Política e Educação
14h às 17h - Mesa Corpo e expressão corporal

 

Descrição das mesas

Mesa - Corpo e expressão corporal 

Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam o desenvolvimento de habilidades corporais ou outras interações que partissem do corpo como elemento de domínio.

  • Cão Terapia (Dayana)
  • Movimento Criativo (Regina Kátia)
  • Esportes (Fábio e Sérgio – Natação; Goalball; Judô)
  • Corrida de orientação adaptada (Marcelo Moreira)
  • Corpo Perfeito (Flávia)
  • Atividade física e promoção da saúde (Arlindo)
  • Aprendizagem motora (Sérgio)

Mesa - Artes e Linguagens 

Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam o desenvolvimento de diferentes linguagens enfatizando processos criativos.

  • Viajando nas entrelinhas do texto (Paolla)
  • Tai Chi com Poesia (André Jaques; Marcia Gomes; Mari Lopes)
  • Práticas inventivas (Jerusa)
  • Teatro (Arheta; Rita; Marlíria)
  • Contação de história (Camila)
  • Literatura infantil (Mariana Domingues)
  • Jogos na alfabetização (Vitória)
  • Ensaio musical (Marcia Gabriela)
  • Cultura popular (Joana; Arheta; Rita)
  • Música Popular (Rafael; Leonardo)
  • Comunicação alternativa (Alzira; Vanessa; Bianca)
  • A Matemática e a literatura de ponto em ponto (Angélica)

Mesa - Mídias e outras tecnologias 

Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam a expansão das práticas educativas e escolares com apoio de diferentes recursos tecnológicos, expressos em tecnologias digitais, assistivas ou não.

  • Detetives do Conhecimento (Mari Lopes)
  • Jogavox (Vanessa/ Bianca)
  • NVDA (Vanessa/ Bianca)
  • Mídias sociais e saúde (Vanessa/ Bianca)
  • Mulheres escritoras no twiter (Vanessa/ Bianca)
  • Experimentações em audiovisual (Rafael)
  • Rádio (Flavio; Leonardo)

Mesa - Política e Educação 

Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam desenvolver a compreensão crítica de diferentes questões sociais.

  • Introdução à Sociologia (Leonardo)
  • Ações do Movimento Estudantil  (Bruno)
  • Diversidade e Diferenças (Rodrigo e Mariana Reis)
  • Direitos humanos (Mariana Reis)

Mesa - Práticas interdisciplinares 

Composta por ministrantes de oficinas que objetivavam integrar conteúdos disciplinares de modo a apresentá-los em sua dinâmica no dia a dia do aluno.

  • Love's in the air (Isabel; Arheta; Rita)
  • Compostagem (Edney; Fabio Bernardo; Naiara)
  • Construindo saúde (Aline; Caroline)
  • A matemática também pode ser divertida (Tania)
  • Química (Elaine)
  • Xadrez (Mauro)
  • Sons da América (1) e Sons do Brasil (2) (Bruno)
  • O fazer pedagógico no lazer coletivo (Carla e Regina L.)

Mesa  – Oficinas obrigatórias 

Composta por ministrantes de oficinas solicitados a introduzir, aprimorar e/ou reforçar componentes básicos para o aprendizado escolar.

  • Braille (Lindiane; Ana Cristina)
  • Sorobã (Margareth; Penha; Raquel Viana)
  • Matemática – raciocínio lógico-matemático (Wagner Rhor)
  • Assinatura (Ana Fátima)
  • Ortografia (Bárbara)
  • Soletrando (Hulda)
registrado em:
Fim do conteúdo da página