Projeto de extensão em saúde do IBC é destaque na 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ
A relação com os agraciados com menção honrosa foi divulgada ontem (9) pela comissão organizadora do evento.
A 8ª Semana de Integração Acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aconteceu entre os dias 23 e 29 de outubro, com a realização simultânea da 39ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC), da 9ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, da 4ª Jornada de Formação Docente – PIBID, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/UFRJ) e do 14º Congresso de Extensão. Foram cinco dias de compartilhamento de experiências entre estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos em educação, no que é considerado o principal evento científico da Universidade.
Três dos trabalhos que tiveram destaque na Semana são de alunos da Faculdade de Odontologia da UFRJ que participam, como bolsista, do projeto de extensão Experiências de Saúde no Dia a Dia" do Instituto Benjamin Constant - os estudantes Eduardo Fernandes Cardoso, Rafael Pereira Vasconcellos e Sara Cristina da Silva Passos.
O projeto, coordenado pelas profissionais Carolina Bório Dode (cirurgiã-dentista do IBC), Aline de Carvalho Pilar Amand (enfermeira do IBC) e Patrícia de Andrade Risso (professora adjunta da Faculdade de Odontologia da UFRJ) foi criado em setembro de 2016 com o objetivo de promover a saúde bucal não só dos alunos do Instituto como de suas respectivas famílias. Atualmente, o projeto conta com cinco estagiários - todos alunos da UFRJ. Semanalmente, a equipe promove atividades em sala de aula para ensinar aos alunos técnicas de escovação, além de promover jogos, palestras e conversas sobre os mais variados temas ligados à saúde de uma forma geral.
De acordo com Carolina, logo no inicio do projeto era muito grande a incidência de sangramento gengival, um dos principais indicativos de higiene bucal precária. "Hoje notamos uma melhora, principalmente entre os alunos do 1º segmento do ensino fundamental. Por eles serem mais novos, fica mais fácil de mudar hábioas errados", disse a dentista. Ela também ressaltou como positivo o aumento da aproximação da equipe do projeto com a família dos estudantes, ampliando a disseminação de boas práticas para promoção da saúde para além dos muros da escola.
Os trabalhos premiados
1 - Aluno: Eduardo Fernandes Cardoso
Trabalho: Um olhar sobre a saúde: Ensinando e aprendendo com crianças e adolescentes deficientes visuais.
2 - Aluno: Rafael Pereira da Cunha Vasconsellos
Trabalho: Impacto da participação em projeto de extensão com crianças e adolescentes deficientes visuais na formação acadêmica e cidadã: relato de experiências.
3 - Aluna: Sara Cristina da Silva Passos
Trabalho: Escovação Orientada: o caminho para transpor barreiras da higiene bucal em deficientes visuais.
Redes Sociais