Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretor da TV Globo explica aos alunos do IBC como usar recurso da audiodescrição da tv digital
Início do conteúdo da página
Notícias

Diretor da TV Globo explica aos alunos do IBC como usar recurso da audiodescrição da tv digital

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Durante a visita dos executivos da emissora, o IBC recebeu a doação de 15 kits de conversão de sinal feita pela empresa Seja Digital.

  • Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 12h36
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2017, 12h38
Uma repórter de televisão entrevista mulher em uma sala, tendo ao fundo outras pessoas.
A aluna da Reabilitação, Marlene Gonçalves da Silva, elogiou a iniciativa da emissora de oferecer o serviço de audiodescrição e deu sugestões para ele melhorar.

 

O movimento na casa 3 do atendimento em Atividades da Vida Diária (AVD) foi maior do que o costume ontem (28), pela manhã.  Cerca de 15 alunos da Reabilitação e do Curso Técnico em Massoterapia foram convidados a assistir à palestra do Diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, e do especialista em estratégia regulatório da emissora, Luiz Fausto de Souza Brito, sobre uma inovação que beneficia especificamente o  telespectador brasileiro com deficiência visual que já possui uma tv com sinal digital: o serviço de audiodescrição do conteúdo televisivo.

A visita ao IBC faz parte da campanha nacional que a TV Globo vem fazendo para preparar o maior número de pessoas possível para o fim da transmissão do sinal analógico de tv, marcado, no estado do Rio de Janeiro, para o próximo dia 25 de outubro.  A equipe está percorrendo diversos bairros da capital e de outros municípios  não só para comunicar o fim do desligamento como também para falar sobre os benefícios de som, imagens e outros recursos do sinal digital. 

Muitos dos alunos presentes à explicação disseram já possuir tv digital, mas nem todos sabiam como acessar o serviço de audiodescrição, indicado por um sinal sonoro antes do programa começar.  "O problema é que muitos cegos acabam não se beneficiando dessa inovação por desconhecerem o significado desse sinal", argumentou o professor Víctor Alberto da Silva Marques, consultor e membro da Coordenação de Audiodescrição do Instituto, que sugeriu aos palestrantes que o sinal seja precedido de uma informação em áudio avisando que o programa que está para começar conta com o serviço.

Além do professor, os alunos também deram sugestões para tornar a audiodescrição mais clara para o cego.  Para a reabilitanda Marlene Gonçalves da Silva, apreciadora das novelas da emissora, é necessário um pouco mais de informação sobre quem está agindo ou sofrendo a ação para que a cena seja compreendida corretamente por quem não enxerga.  "Não adianta dizer simplesmente que alguém chora.  É preciso que se diga o nome da personagem, senão acaba nos confundindo e atrapalhando a compreensão da história", reclamou a aluna.

Para os executivos da TV Globo, o encontro com os alunos do IBC foi também um momento de aprendizado.  "O nosso objetivo é melhorarmos cada vez mais o serviço da audiodescrição, inclusive estendendo-o a outros programas da emissora", disse André Dias.

Tanto a palestra como a entrega dos kits e a instalação de um deles na casa 3 foram registrados pela equipe de reportagem do RJTV 1ª Edição.  A matéria, da repórter Larissa Schimidt pode ser vista no link < https://globoplay.globo.com/v/6180235/  >.

registrado em:
Fim do conteúdo da página