IBC traz dubladora para mostrar o trabalho aos alunos
Visita da última segunda-feira (26) faz parte do Programa Quartas em Debate, do Departamento de Educação (DED).
Links relacionados:
A palestra foi realizada extraordinariamente na segunda-feira para se adaptar à agenda da convidada da semana, a dubladora Talita Nativa.
A dubladora explicou aos alunos como é o trabalho de dublagem, que consiste no estudo da cena original, na compreensão do que o personagem está sentindo no momento, na preparação do diálogo em outro idioma e na interpretação da cena utilizando apenas a voz, respeitando o tempo de fala original para sincronizar o áudio com a imagem.
Depois, a convidada mostrou várias cenas dubladas por ela, para os alunos reconhecerem sua voz. Os alunos se mostraram empolgados, principalmente nas cenas de filmes e séries conhecidos por eles. A profissional também falou das dificuldades atuais do mercado de trabalho, cada vez mais restrito a São Paulo (SP).
O Programa Quartas em Debate já trouxe ao IBC profissionais nas áreas do turismo, gastronomia, pedofilia e crimes na internet e até os responsáveis pelas mudanças no RioCard.
De acordo com a professora Fabiana Rangel Alvarenga, diretora substituta do Departamento de Educação (DED), no próximo semestre o Programa, que até esta edição era restrito aos alunos maiores de 13 anos, passará a contemplar todos os que tiverem mais de 10 anos de idade.
Redes Sociais