Professores do IBC debatem sobre escola laica e sem partido com convidados da UENF e UFRJ
Evento promovido ontem (22) fez refletir sobre intolerância religiosa e subjetividade, na escola e na sociedade.
Links relacionados:
A ação do Departamento de Educação (DED) contou com a presença de 45 professores, que discutiram o tema Escola Sem Partido e Escola Laica: do que precisamos realmente, na forma de mesa-redonda, mediada pelo professor Bruno Mesquita e com a participação de professores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fábio Py (UENF), historiador e teólogo, defendeu um currículo que contemple o ensino das religiões, para que o aluno tenha conhecimento das suas dinâmicas, reconheça similaridades e exercite a empatia. Segundo ele, este seria o caminho para o respeito ao outro e a liberdade de escolhas.
Já Roberto Marques (UFRJ), geógrafo, levantou questões que fizeram os participantes do encontro refletirem politicamente sobre os interesses e as consequências dos conteúdos e estratégias voltados para avaliações padronizadas e com escolas, sem espaços para subjetividades de professores e alunos.
De acordo com a avaliação do professor Leonardo Augusto, um dos coordenadores do evento, o debate foi bastante positivo, pois a plateia foi atenta e interagiu com várias perguntas e colocações. "Este é o quinto encontro do projeto neste molde (mesa-redonda), então é natural que as pessoas fiquem mais descontraídas e participativas", completou.
O professor Wagner Dias, outro coordenador, explicou que os debates ocorrem nos dias definidos para planejamento e reuniões pedagógicas. " O debate foi ótimo. Lamentamos que alguns colegas não tenham podido participar desta vez, por estarem representando o IBC em outro evento", concluiu.
Redes Sociais