IBC sedia evento voltado a profissionais que trabalham no apoio à educação de pessoas com deficiência visual de todo o País
O encontro é promovido em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC).
O nome do evento é grande e já deixa claro o seu objetivo: o Encontro Nacional de Formação Continuada para os Profissionais dos Centros de Apoio Pedagógico para Atendimentos às Pessoas com Deficiência Visual (CAPS) e dos Núcleos de apoio Pedagógico e Produção Braille (NAPPBs) vai reunir, até a próxima sexta-feira (30), profissionais de todas as regiões brasileiras que vão passar os próximos cinco dias no IBC se aprimorando nas técnicas e nas ferramentas de ensino voltadas às pessoas com deficiência visual.
Os participantes representam 54 desses centros e núcleos. Dentre eles, estão os membros da Comissão Brasileira de Braille, cujo papel no cenário nacional da educação especializada para cegos será tema de uma das palestras - justamente a que vai enfocar o fenômeno da “desbraillização” brasileira, que tanto vem preocupando os especialistas no assunto.
A abertura do evento foi hoje (26) pela manhã e foi presidida pelo diretor-geral do IBC, professor João Ricardo Melo Figueiredo. A coordenadora-geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino da Secadi, professora Linair Moura Barros Martins, também fez parte na mesa, juntamente com a diretora do Departamento Técnico-Especializado, Ana Luíza de Araújo, e a professora Elise de Melo Borba Ferreira, coordenadora do evento.
O uso de tecnologias assistivas para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência visuail, permitindo que elas tenham uma vida mais independente e consigam se inserir com mais facilidade na sociedade é um dos assuntos que serão abordados durante a semana. Na programação estão previstas também palestras e discussões sobre o uso do recurso da audiodescrição no contexto escolar, a experiência do IBC na produção de livro falados. Os participantes terão ainda momentos de compartilhamento de experiências das instituições que representam.
Além das duas palestras proferidas pelo diretor-geral do IBC, a primeira manhã do evento contou com a participação do coral dos professores, que entoou o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pelo professor Fernando Guilhón ao piano. Logo após o intervalo, outra surpresa: os professores se uniram a alunos de várias turmas do Instituto em uma apresentação musical que emocionou a plateia.
“Este encontro, reunindo profissionais de todo o Brasil, é um sonho que se realiza. Esperamos que, a partir de agora e cada vez mais, possamos promover uma inclusão verdadeira, efetiva dos estudantes com deficiência visual do momento em que eles entram até o que eles saem e vão para casa”, disse o professor João Ricardo.
Redes Sociais