Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais do IBC falam sobre educação e tecnologias assistivas na TVescola
Início do conteúdo da página
Notícias

Profissionais do IBC falam sobre educação e tecnologias assistivas na TVescola

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Maria da Glória de Souiza Almeida, professora e José Francisco Souza, pedagogo, são entrevistados no programa Salto para o Futuro. Os depoimentos exibidos na última quarta-feira (21) estão disponíveis na página da TVescola.

  • Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 13h56
  • Última atualização em Sábado, 24 de Junho de 2017, 08h05
imagem sem descrição.

O tema Tecnologias Assistivas: muito além do braille foi desenvolvido em 50 minutos de programa. No primeiro bloco de entrevista, a professora Maria da Glória, para opinar sobre o nível de inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade, fez uma metáfora com uma estrada recém aberta, onde temos pedra e desníveis, porém, alguns lugares já planos. Em seguida, foi categórica ao afirmar que a educação é a via mais segura para alcançarmos uma sociedade melhor, desde que o professor não amesquinhe os seus alunos com rótulos e estigmas.

No segundo bloco, o pedagogo José Francisco ensinou que conforme as características dos comprometimentos visuais existem recursos tecnológicos e metodologias recomendados. Prosseguiu comentando alguns equipamentos e aplicativos que auxiliam as pessoas com deficiência visual na conquista da sua autonomia.

No último bloco, a professora Maria da Glória comentou que o aluno incluído em turma regular necessita, na maioria das vezes, de espaço com recursos e profissionais especializados que atendam suas demandas e o seu tempo de aprendizagem. "O ideal seria instrumentalizar todos os professores e escolas e, assim, trabalhar sem negligenciar qualquer aluno, com ou sem deficiência", respondeu aos entrevistadores.

Entrevista na íntegra: clique aqui 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página