IBC exibe o documentário "Trans" com audiodescrição para a comunidade escolar
O público será dividido entre: amanhã (21), às 14h, somente professores e pais e, quinta-feira (22), às 10h, apenas alunos com idade a partir de 11 anos.
O documentário, produzido pela GloboNews em 2016, com direção de Fernanda Dedavid e Renata Baldi, tem 53 minutos de duração e será projetado no Teatro Benjamin Constant.
O filme conta a história e as aflições do cotidiano de quatro pessoas transexuais: João Nery, que nasceu Joana e fez sua readequação sexual aos 27 anos; a professora de direito, Giowana Cambrone, que se assumiu mulher há 7 anos; Wallace Ruy, que diz "transitar nos dois universos ou em nenhum"; e o jovem Luan (17), que era Luana, inexperiente no desafio de mudar de gênero, sempre soube "que alguma coisa estava errada", sem saber explicar o que sentia.
Após as exibições haverá debates com autores, personagens, profissionais especialistas no assunto e representantes do Departamento de Educação do IBC (DED), sempre mediados pela audiodescritora do documentário, Georgea Rodrigues.
Amanhã participam da pós-exibição: a autora Renata; a personagem Giowana - que é advogada da área de Direitos Humanos; e a professora Regina Lúcia Silveira Martins (IBC). Já na quinrta-feira terá: a autora Fernanda; o personagem João - que é escritor; a psicóloga Carina Tomaz; e o professor Rodrigo Agrellos Costa (IBC).
O professor Rodrigo informou que "o tema tem ampla abrangência no currículo escolar, no que tange o respeito à diversidade".
Redes Sociais