Roda de samba motiva estudos no IBC
A atividade, que aconteceu na Praça dos Ledores, foi aberta para todas as turmas e finalizou os estudos sobre cultura africana, escravidão e racismo dos alunos do 4º ano.
A professora Mariana dos Reis trabalhou o conteúdo de história amparada em sambas-enredo marcantes do carnaval carioca para motivar os alunos e possibilitar o fechamento festivo e comunitário desta manhã.
Além de envolver vários professores, o projeto trouxe os pesquisadores de samba David Gomes e Mauro Sérgio Farias, além da cantora Vera Lúcia Lemos, do Grupo Negras Raízes, para provocarem reflexões sobre os enfrentamentos das diversas culturas para sua manutenção e afirmação no Brasil.
O projeto teve como foco a cultura negra e a luta social do negro expostas nas composições 100 anos de Liberdade - realidade ou ilusão, da Mangueira; Liberdade, Liberdade! Abre as asas sobre nós, da Imperatriz Leopoldinense, e a música Caxambu, de Almir Guineto. Os sambas foram discutidos e ensaiados nas aulas e cantados hoje na roda, com a participação da sambista Vera Lúcia Lemos.
Antes das apresentações musicais, a professora Mariana e os convidados fizeram uma síntese dos elementos que surgiriam nas letras, preparando o público para uma audição crítica das músicas. Como saideira, os alunos cantaram o samba Ser diferente é normal, com o qual fizeram o desfile de carvaval deste ano no IBC. Foi uma alegria tremenda.
Redes Sociais