Policiais alertam alunos sobre crimes na internet
O encontro foi ontem (25) no IBC e contou com a participação dos alunos do 5º ao 9º ano.
Links relacionados:
A ação foi idealizada pela voluntária Fátima Barros e desenvolvida com a auxiliar de biblioteca, Ângela Cristina Duarte Sousa e a recreadora contratada, Simone Simões de Oliveira Pedro, ambas da equipe da biblioteca infantojuvenil do IBC.
Os agentes da Polícia Federal Carretto e Laport explicaram para os alunos como devem interagir nas redes sociais e os cuidados que devem tomar para não exporem a si mesmos nem suas famílias e amigos à ação de pessoas que usam a internet para cometerem os crimes mais variados - de assaltos a residências, a raptos e crimes sexuais. Segundo os policiais, 99% dos crimes de internet que investigam são de pedofilia. Já os crimes de ódio, como manifestações de racismo e preconceitos diversos, estão dentro do 1% restante.
Os alunos aproveitaram bastante a oportunidade de conversar com os policiais tirando dúvidas e compartilhando experiências. O policial Laport disse que esta foi a quarta visita a colégios que eles fizeram, como parte de uma política de prevenção aos crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Para ele, o resultado foi ótimo. " Nos outros colégios, os alunos pareciam mais envergonhados e não havia tanta interação. Mas aqui, as crianças foram super participativas. Enfim, foi uma ótima troca de informações, um bate-bola muito bom", resumiu o policial.
Ao final do encontro, a dupla de policiais divulgou aos alunos o número da Polícia Federal para receber denúncias de crimes de internt : 021- 22034372.
Redes Sociais