Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IBC apresenta mostra de arte sensorial
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC apresenta mostra de arte sensorial

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A exposição Colagens, do artista plástico Adel Gonzaga, vai até o dia 9 de junho e é aberta ao público.

  • Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2017, 11h01
  • Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2017, 11h02
Alunos com deficiência visual da Escola Municipal de Deficientes Visuais de Angra dos Reis visitando a exposição no Espaço Cultural do IBC

 

São 55 trabalhos expostos - todos produzidos com a técnica de colagem de papel e objetos sobre tela.  Nos quadros, o artista homenageia os alunos dos projetos Arte Tátil e Arte Colagem,  que desenvolve na  Escola Municipal para Deficientes Visuais de Angra dos Reis, município do litoral sul fluminense.  Cada quadro exibe o nome de um desses alunos escrito no alfabeto braille, em composições coloridas, feitas com a aplicação de tampas plásticas revestidas de papel.

Na exposição também constam pequenos quadros multicoloridos produzidos pelos alunos da reabilitação da escola onde o artista leciona, dos quais nove vieram prestigiar a abertura do evento.  Além deles, a  escola de Angra atende mais 55 pessoas com as mais diversas deficiências visuais, de todas as faixas etárias - desde a estimulação precoce.  A instituição também atua no apoio à inclusão de pessoas com deficiências na rede pública de ensino do município onde está inserida.

 

Adel Gonzaga é graduado em Licenciatura em Educação Artística pelas Faculdadas Integradas Bennet, com especialização na área pela Universidade Federal Fluminense.  Desde 2002 vem participando de diversas exposições individuais e coletivas em que a preocupação com a acessibilidade tem sido uma tônica. 

"O Projeto Arte Sensorial é uma extensão da minha experiência como arte-educador recriada em obras através de relevos, que propiciam ao deficiente visual interagir com a arte pelo tato", explica o artista.

A exposição está em cartaz no Espaço Cultural do IBC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página