IBC apresenta atividade de produção de histórias em quadrinhos (HQs) durante seminário no Rio Grande do Sul
O trabalho exposto na PUCRJ foi de um recorte da pesquisa A produção de materiais didáticos de Língua Portuguesa para alunos com deficiência visual do ensino fundamental II, que está em andamento no IBC.
No primeiro dia (3) do I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão, que acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), as professoras Paolla Cabral Silva Brasil, Márcia de Oliveira Gomes e Barbara Poubel dos Santos representaram o IBC com o pôster Quadro a quadro: o processo de produção de histórias em quadrinhos por alunos com deficiência visual. O evento termina sexta-feira (5) e visa fomentar a discussão sobre estratégias e ações educacionais e o papel da escola diante da inclusão.
A apresentação indicou os recursos utilizados na confecção das HQs e a dinâmica que levou os alunos a compreenderem melhor este tipo de literatura. "As histórias em quadrinhos são muitas vezes utilizadas nos livros didáticos como suporte para as atividades ou como recreação; com adaptações atentas às especificidades dos alunos promovemos a vivência com a pluralidade linguística e cultural presente no gênero textual", explicaram as professoras.
Redes Sociais