Diretor-geral do IBC participa da reabertura dos trabalhos da Comissão Brasileira de Braille
A reunião da CBB foi realizada na segunda e terça-feira (20 e 21) , em Brasília.
Nela, foram discutidas as metas para este ano, como a finalização e impressão das grafias braille de química e de língua portuguesa, além das Normas Técnicas para o Sistema Braille.
O encontro foi presidido pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (
O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, participou da reunião ao lado ao lado de representantes regionais dos Centros de Apoio Pedagógico (CAPs) e da Organização Nacional dos Cegos no Brasil (ONCB).
A titular da Secadi defendeu a necessidade de revitalização dos CAPs através da oferta de cursos de formação e do fortalecimento de uma política de desenvolvimento de material em rede para que as necessidades dos usuários possam ser mais bem atendidas. Ivana ressaltou a importância estratégica do IBC e falou da importância em fortalecê-lo como centro de referência na área da deficiência visual para que haja uma melhoria do atendimento às pessoas cegas e com baixa visão em todo o País.
Durante o evento, o diretor do IBC encaminhou os pedidos de formação dos profissionais dos CAPs e reuniu-se com profissionais da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec) para retomar as negociações para continuidade do Programa Capacita Brasil, desta vez com maior parceria da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica.
No encerramento do evento, o ministro da Educação, José Mendonça Filho dirigiu-se especialmente ao IBC, reconhecendo seu papel estratégico para o desenvolvimento de uma política voltada ao atendimento e inclusão das pessoas com deficiência visual. O ministro acenou com a possibilidade de uma visita ao Instituto, em breve, juntamente com a secretária da Secadi.
Redes Sociais