IBC retoma atendimento médico à comunidade externa
Depois de um ano de funcionamento reduzido, o Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) retornou à normalidade.
As cirurgias e consultas oftalmológicas de primeira vez a pessoas da comunidade em geral voltaram a ser marcadas.
Desde o início de março de 2016 o serviço médico vinha apenas atendendo o público interno do Instituto e realizando as consultas de retorno dos pacientes externos à Instituição. "Em nenhum momento deixamos de atender nossos alunos, nem de fazer as aplicações intra-olhos ou mesmo de dar continuidade aos tratamentos já iniciados", informou a diretora do DMR, Rosane de Menezes Pereira.
De acordo com a diretora, nos últimos 12 meses, a direção-geral e a equipe do Programa de Residência Médica do IBC se empenharam para concluir a reformulação do setor, de forma a atender tanto o público interno como o externo com mais eficiência. Dentre as novidades está a contratação, através de licitação, de cinco anestesistas e dois ortoptistas, viabilizando a retomada das cirurgias.
Outra boa notícia é o convênio firmado entre a Caixa Escolar do IBC e o Instituto João Ferraz para a realização de cirurgias de catarata em moradores de comunidades carentes do município do Rio de Janeiro. Como contrapartida, o IBC poderá incluir pacientes da sua lista de espera para esse tipo de cirurgia entre as pessoas beneficiadas pelas campanhas, além de contratar enfermeiros para os seu centro cirúrgico..
O que muda no serviço
Agora, para uma pessoa da comunidade externa ter acesso às consultas e tratamentos no IBC será necessário que ela seja encaminhada por um médico oftalmologista de uma unidade de saúde pública ou clínica particular e que tenha o caso selecionado pela equipe de triagem do Programa de Residência Médica.
"O Instituto hoje tem que racionalizar seus recursos. Assim sendo, direcionaremos o nosso atendimento aos casos de cegueira e deficiências visuais reversíveis, como a catarata, além de doenças que representem potencial ameaça à visão, como as que provocam a degeneração da retina, o glaucoma, entre outras", explicou o chefe da Divisão de Pesquisa e Atendimento Médico, Odontológico e Nutricional (DPMO), Rogério Neurauter.
Para saber mais sobre o serviço de atendimento médico, acesse a área do setor.
Redes Sociais